Município e Estado estudam parceria para incentivar geração de trabalho

A ampliação da parceria entre o município de São Pedro da Aldeia, a secretaria de Estado de Trabalho e Renda e as entidades empresariais foi o tema principal de um encontro realizado na sede da Prefeitura aldeense. Para discutir o assunto, o secretário municipal de Governo, Eronildes Bezerra, recebeu o secretário estadual da pasta, Jorge Gonçalves, acompanhado dos presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) do Rio de Janeiro e de Iguaba Grande, Carlos Monjardim e Antônio Augusto Rodrigues. A pauta da reunião incluiu ações conjuntas voltadas à qualificação profissional e ao aperfeiçoamento do processo de intermediação entre futuros trabalhadores e empregadores.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves, o objetivo da cooperação técnica entre as instituições é permitir um melhor relacionamento com as empresas que atuam no Rio de Janeiro e estimular a economia local, além de incentivar a geração de postos de trabalho e a qualificação dos candidatos às vagas, criando um cenário favorável à melhoria da taxa de empregabilidade no Estado do Rio de Janeiro.

Foto: Renato Fulgoni

“Pretendemos rodar todos os municípios do Estado com essa proposta de parceria com as empresas, alicerçada em dados estatísticos. A nossa análise indica que o principal fator que dificulta a ocupação das vagas de trabalho é a falta de comunicação sobre a qualidade dos cursos de qualificação a serem desenvolvidos; temos que ter a indicação de quem demanda a mão de obra. A nossa missão é fortalecer o elo de comunicação com o empresariado e aproximar o Estado do município na relação de geração de trabalho e renda, identificando também a vocação local através da CDL, que é um dos principais atores na demanda de vagas e postos de trabalho”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo aldeense, Eronildes Bezerra, elogiou a iniciativa da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda. “Fiquei muito feliz em saber que o Estado está tendo essa visão de cooperação técnica, de compartilhamento de dados e de integração com as empresas. Em São Pedro da Aldeia, de 2013 a 2018, foram abertas mais de duas mil novas empresas e, durante o último quadrimestre, nós fomos o município que mais gerou novos empregos na região e as empresas continuam chegando. As CDLs, as associações empresariais, são ferramentas fantásticas que estão disponíveis e nós precisamos estar juntos. Ninguém melhor do que os próprios empresários para dizer que tipo de formação eles estão precisando para atender as suas demandas. Tenho certeza que será uma parceria de sucesso”, destacou.

Parceria interinstitucional

Durante a reunião foram abordados os índices de evolução de emprego no Estado, divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), a possibilidade de integração do Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT) aldeense ao Sistema Nacional de Emprego (SINE), e a parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que atua em conjunto com a CDL, para permitir a consulta e a futura regularização de crédito de candidatos às vagas de emprego.

“Essa é uma parceria inédita que o Governo do Estado vem fazendo com as Câmaras Logísticas que são as operadoras exclusivas do Serviço de Proteção ao Crédito e há cinco meses, autorizadas pelo Banco Central, gestoras do Cadastro Positivo. Com isso, vai haver uma facilidade maior para o aumento da empregabilidade e qualificação dessas vagas de emprego para que os candidatos possam ser encaminhados ao mercado de trabalho com a ficha correta, avaliada e preparada para a ocupação da vaga”, afirmou o presidente da CDL do Rio de Janeiro, Carlos Monjardim, um dos integrantes da comitiva estadual.

Foto: Renato Fulgoni

Na ocasião, o presidente da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa)/CDL, José Lima, se colocou à disposição da Secretaria de Estado. “Nós temos uma sede própria em São Pedro da Aldeia e coloco as nossas entidades à disposição para servir de suporte para futuros encontros e eventos. Penso que essa parceria é de fundamental importância e tem que haver uma sinergia para que a gente consiga direcionar de uma forma mais eficaz e rápida essa pessoa que está sendo qualificada para ocupar a vaga no mercado de trabalho”, ressaltou.