Município oferece acolhimento emocional aos profissionais que atuam na linha de frente da Covid-19

Servidores têm acesso a atendimentos psicólogos e fisioterapeutas gratuitos

Com o objetivo de oferecer acolhimento emocional aos servidores municipais, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia implanta suporte aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, entre outros, terão acesso a atendimentos gratuitos de psicólogos e fisioterapeutas da rede de saúde do município.

Os atendimentos psicológicos acontecem presencialmente toda segunda-feira pela manhã na Policlínica Municipal e remotamente nas tardes das quintas-feiras. O encaminhamento deve ser feito pela chefia imediata, após constatação da necessidade do servidor ou quando o mesmo manifestar interesse.

Também serão disponibilizadas práticas integrativas e complementares com os fisioterapeutas do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A partir dos resultados desses encontros e as necessidades identificadas pelos profissionais, os participantes poderão ser direcionados aos atendimentos psicológicos nas Estratégias de Saúde da Família (Esf). Os atendimentos acontecem às quartas unidades dos bairros São João I e Parque Arruda. Às sextas-feiras, as consultas serão nas unidades do Porto do Carro, Orquídea, Vinhateiro, Ponta do Ambrósio, Baixo Grande e São João II.

As ações não irão gerar ônus ao município, oferecendo oportunidade de alívio às tensões do dia a dia desses profissionais que dedicam suas vidas a cuidar da saúde dos cidadãos aldeenses. O projeto foi idealizado em conjunto pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), pela Coordenação Municipal de Enfermagem e demais setores da rede municipal de saúde.

Curso de Capacitação em Curativos

O setor de Educação Permanente da Secretaria de Saúde promoverá ainda, a partir do dia 18 de maio, o Curso de Capacitação em Curativos para técnicos de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, Equipes da Estratégia de Saúde da Família, Melhor em Casa e Policlínica Municipal.

1º encontro – 18 de maio, de 14 as 17h.

Técnica de Curativo
Processo de Cicatrização
Expositora: Geandra Quirino.

2º encontro – 25 de maio, de 14 as 17h.

Tratamento de feridas
Expositor: convidado a ser definido.

O local do curso será definido e divulgado em breve pelos organizadores.