O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, irá abrir uma nova exposição fotográfica para o público amante das salinas e paisagens da Região dos Lagos. A mostra “A Natureza, o Sal e o Homem”, do fotógrafo cabista Francisco Concha, estreia no dia 9 de novembro, sábado, às 19h. O evento é gratuito e aberto ao público.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a nova exposição. “O tema dessa exposição de fotografias vem ao encontro do que estamos trabalhando, o universo diverso do sal e suas metáforas, é uma oportunidade única de conhecer belíssimas imagens e viajar no tempo através da lente do talentosíssimo Francisco Concha”, afirmou.
O fotógrafo Francisco Concha faz uma releitura da sua primeira exposição, realizada há 22 anos, intitulada “Salinas de São Pedro, do nascer ao pôr do sol”; cuja edição foi o resultado do seu curso de Fotografia Profissional no Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro. Natural de Arraial do Cabo, neto de pescador, teve a infância e a juventude ligadas às paisagens da Região dos Lagos: praias, lagoas, restingas, costões e salinas.
“A exposição convida o espectador a refletir sobre a beleza do tempo entre o nascer e o pôr do sol, entre os horizontes do amanhecer e do entardecer. Alicia a percepção de onde nasce o sal da terra, conectando sabores para oferecer fertilidade ao homem e toda a humanidade”, destacou Francisco.
As imagens são de uma salina que não existe mais; sendo assim, a exposição não resgata somente o passado, mas as mudanças da sociedade, dando mutualidade e interdependência ao acervo histórico do Museu, dedicado exclusivamente à cultura do sal e das salinas na Região dos Lagos.
O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto, na altura do bairro Flexeira, próximo à UPA Pediátrica do município aldeense.