O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, atingiu uma marca especial: 10 mil visitantes registrados antes de completar dois anos de funcionamento. O espaço, localizado às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), já atraiu visitantes nacionais e internacionais com suas peças históricas e obras de arte que retratam a cultura salineira na Região dos Lagos. A unidade funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 13h às 19h.
A visitante de número 10 mil foi a diretora pedagógica da Escola Disneylândia e Colégio Silva Serpa, Viviane de Morais. “Visitar o Museu do Sal sempre foi, para mim, uma experiência emocionante. Desde a primeira vez que entrei nesse espaço, senti que cada peça do acervo contava um pouco da história da nossa cidade, das nossas raízes e das memórias que trago comigo desde a adolescência. Ao receber a notícia de que fui a visitante de número 10.000, senti uma alegria imensa e um profundo orgulho. Esse marco simboliza não apenas minha conexão pessoal com o museu, mas também a importância desse espaço para a nossa comunidade. Reviver, a cada visita, as lembranças das salinas que marcaram minha adolescência é um privilégio. Subir nos montes de sal foi uma vivência inesquecível e poder ver essa história preservada aqui me emociona profundamente”, comentou.




Para o secretário de Turismo, Rodolfo Jotha, a marca expressa o sucesso do equipamento turístico aldeense no cenário regional. “Estamos muito felizes com a marca atingida pelo Museu Regional do Sal. Chegar a 10 mil visitantes em menos de dois anos de funcionamento é algo para celebrar. O Museu é de extrema importância para o turismo e para a cultura do município, atrai muitos turistas e visitantes a São Pedro da Aldeia e merece ter sempre uma posição de destaque na Região dos Lagos. Vamos continuar trabalhando para fazer desse espaço um ambiente ainda mais atrativo e rico de história, arte e cultura para todos”, destacou.




O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, também falou sobre a conquista. “O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos tem sido, nos quase dois anos de sua abertura, um abrigo para a cultura e a arte em São Pedro da Aldeia e uma referência para a nossa região. Temos recebido todo o tipo de público: gente de perto, de outros estados, outros países, turistas, estudantes, pesquisadores, etc. Além da cultura e da história salineira, o Museu do Sal articula saberes e valores que nos afirmam como cidadãos e isto é muito satisfatório. Chegamos ao número 10 mil de visitantes registrados e ter chegado a esta marca com a visita dos valorosos estudantes da Escola Disneylândia e da artista plástica Viviane Morais, expositora no espaço, tornou tudo mais especial”, afirmou.

Além de ter se tornado a visitante número 10 mil, Viviane também é artista plástica e, pela segunda vez, tem tela em exposição no museu. Ela esteve no espaço com duas turmas do ensino fundamental da Escola Disneylândia, reforçando o potencial educativo do espaço histórico-cultural de São Pedro da Aldeia.