Pesquisar

Museu Regional do Sal de São Pedro da Aldeia recebe projeto contemplado pela PNAB

O projeto é uma iniciativa da Coletiva Gecay, viabilizada por meio do edital “Nossos Museus RJ” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Um projeto contemplado pelo edital estadual da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) será executado em São Pedro da Aldeia, reforçando a valorização da memória, da cultura e dos saberes tradicionais do município. O projeto “Museu, Pra Quê? Museologia e os Saberes Tradicionais da Lagoa de Araruama” conta com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Turismo. O lançamento será no dia 17 de janeiro (sábado), no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em um evento gratuito e aberto ao público.

O projeto é uma iniciativa da Coletiva Gecay, viabilizada por meio do edital “Nossos Museus RJ”, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Pensado a partir da museologia social, o projeto busca preservar e valorizar os saberes tradicionais ligados à Lagoa de Araruama, com foco especial na atividade salineira e na pesca artesanal.

Foto: Juliana Telha/PMSPA

A programação de abertura do dia 17 inclui uma Roda de Saberes, a partir das 13h, com a participação de profissionais do sal e da pesca artesanal, mediada por técnicos da área de patrimônio. A data também será marcada pela abertura da exposição itinerante “Memórias Salgadas, o Sal Corrói, a Lembrança Evoca”.

A exposição passará por quatro espaços da região: o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, entre 17 e 30 de janeiro; a Associação dos Pescadores Artesanais e Sentinelas da Laguna de Araruama, em São Pedro da Aldeia, de 23 de fevereiro a 2 de março; o Museu da Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, de 2 a 12 de março de 2026; e a Praia do Siqueira, em Cabo Frio, com data ainda a ser definida.

O projeto prevê, ainda, uma formação sobre museologia decolonial, ecomuseu, pontos de memória e museu vivo, voltada a educadores, agentes culturais, profissionais do turismo, mestres de saberes, associações e ao público em geral. A atividade será realizada no dia 28 de fevereiro, na Associação dos Pescadores Artesanais da Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui