O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, firma-se cada vez mais como um importante equipamento cultural e pedagógico para crianças, adolescentes e jovens da Região dos Lagos. O espaço é tema central do projeto educativo “Jovens Versos de Sal – Uma Jornada Poética No Museu Do Sal”, uma idealização da Casa dos Azulejos Produções, com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ), por meio do Edital Nossos Museus RJ e apoio da Secretaria Municipal de Turismo.
A iniciativa tem como objetivo conectar estudantes de escolas públicas de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Araruama com a rica herança cultural da produção de sal da região por meio da poesia. As visitações tiveram início nesta semana e já somam quatro unidades públicas aldeenses, sendo uma municipal (E. Mz. Pequiá) e três estaduais (C.E Nobu Yamagata, C.E Almirante Tamandaré e C.E José Rascão).




O projeto irá se estender por todo o mês de setembro, envolvendo os alunos em uma variedade de atividades, incluindo visitas guiadas ao Museu do Sal, proporcionando uma experiência imersiva da história e cultura em torno da produção de sal. A programação também conta com oficinas de poesia lideradas por poetas e educadores locais, ajudando os alunos na produção de poesias, explorando o tema do sal e seu impacto na região; um concurso de poesia com o tema ‘Sal e Salinas’, onde os melhores trabalhos serão selecionados por jurados e publicados em um livro e e-book, que será lançado no Museu do Sal, no dia 01 de novembro, mostrando os talentos dos jovens poetas e destacando a importância de preservar o patrimônio cultural local.
O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, destacou o potencial cultural e pedagógico do espaço para a região. “Acreditamos que o projeto ‘Jovens Versos de Sal’ não irá apenas inspirar uma nova geração de poetas, mas também ajudará a aumentar a conscientização sobre a importância de preservar nosso patrimônio cultural. Além disso, iniciativas como essa se alinham perfeitamente ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Museu Regional do Sal, que tem como objetivo educar e sensibilizar a comunidade sobre a história e a cultura salineira da região. Recentemente, modificamos o horário de atendimento para melhor atender às escolas, reforçando nosso compromisso com a educação e a cultura”, pontuou.




O produtor e diretor da Casa dos Azulejos Produções, Nelson Yabeta, acredita ser de suma importância levar escolas públicas das três cidades para conhecer o Museu, estimulando o diálogo com a poesia e o tema Sal e Salinas. “É um lugar onde a história ganha vida e esperamos inspirar os alunos a se conectarem com sua herança e expressarem sua criatividade através da poesia. Todo esse processo resultará na publicação de um livro que celebrará a voz e o talento desses jovens”, destacou.