Search

Museu Regional do Sal estreia exposição coletiva “O olhar dos criadores e o colorido de suas almas”

Visitação é gratuita

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia, abriu as portas para a exposição coletiva “O olhar dos criadores e o colorido de suas almas”. A mostra é de autoria do artista e professor da Escola Municipal de Artes Diretora Luiza Maria Leal Mendes, Diangelo, e seus alunos. O vernissage foi marcado por um grande público, que prestigiou a noite de estreia com entusiasmo.

O secretário adjunto de Turismo, Rodolfo Jotha, prestigiou o evento e cumprimentou o público presente. “Essa é uma iniciativa muito bacana do Museu do Sal, abrir as portas para artistas locais, expositores, com um trabalho muito bacana que nos identificamos e que pretendemos sempre realizar. Ficamos muito felizes com esse movimento no Museu, porque, cada vez mais, a gente consegue apresentar o espaço para novos públicos e sem limite de idade. Para nós é uma satisfação, só tenho a agradecer por isso”, afirmou.

A exposição conta com obras de 25 alunos que utilizaram a técnica de pintura a óleo nas suas artes. Os quadros retratam vários temas, como flores, paisagens da Região dos Lagos e também do Rio de Janeiro, como o Cristo Redentor, além de cenários pitorescos como uma casa em meio a árvores na estação do outono. Durante a cerimônia, os alunos receberam certificado de participação. 

O diretor do museu, Alexandre Martins, ressalta o papel do Museu Regional do Sal em ser um espaço para o povo. “É sempre bom receber mais uma exposição de arte, ainda mais com o espaço tão cheio como nesta sexta-feira. Nós arregaçamos as mangas para poder abrir esse museu e abrir esse equipamento para a sociedade. Sempre soubemos da potencialidade dele para ser um ponto de referência regional de cultura e de arte. O museu é uma casa do povo, está aqui para abrigar a cultura da nossa cidade e da nossa região. É fruto de trabalho sério que a Secretaria de Turismo vem realizando”, destacou.

O artista e professor Diangelo celebrou a abertura da exposição e refletiu sobre o significado da arte. “Essa é a oportunidade de interagir, por meio da Escola de Arte que eu tenho, nesse caso particular, onde eu desenvolvo com ele alguns métodos de enxergar a arte. A arte não cabe em si, nós temos ramificações de ideias, de pensamentos, inclusive o título da nossa exposição que se encontra, o olhar dos criadores e o colorido de suas almas, exatamente para poder exemplificar isso, que cada artista tem uma visão, uma interpretação própria. Espero que as pessoas gostem dos trabalhos que verão”, comentou. 

Os alunos exibiam orgulhosos os seus trabalhos, como foi os casos de Diangelo, Marcela Matias e dona Valdice. Marcela é moradora de Araruama e visitou pela primeira vez o Museu Regional do Sal. Ela exibiu duas obras que tiveram como inspiração a flor estrelítzia do próprio jardim. Aluna desde junho, ela comemorou a exibição da arte.“Eu cheguei com medo, medo de arriscar, medo de pintar, mas isso trouxe uma leveza pro meu dia a dia. Hoje eu estou muito feliz, nunca pensei em expor nada porque meu senso crítico é alto. Mas Diangelo me encorajou e mudou tudo”, disse Marcela Matias. 

Para dona Valdice, essa é a segunda vez que ela exibe as suas artes no Museu Regional do Sal. Desta vez, as pinturas são de tartaruga e da paisagem de Cabo Frio na altura da ponte Feliciano Sodré. “É muita alegria, ainda mais a gente compartilhar com as pessoas, reencontrar os amigos, é muito bacana. Eu amo as tartarugas, então pesquisei e comprei a tela para pintar. Nela, eu usei óleo de tela, mas já experimentei acrílica e aquarela”, comentou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui