Museu Regional do Sal inaugura exposição fotográfica “Ouro Branco”

Mostra é de autoria do fotógrafo Frederico Santa Rosa e exibe 24 fotografias da era salineira na região

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos apresentou, no sábado (29/07), o seu novo atrativo histórico e cultural. A exposição fotográfica “Ouro Branco”, do fotógrafo cabo-friense Frederico Santa Rosa, exibe 24 registros da produção salineira na Região dos Lagos. A mostra é promovida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo. A visitação é gratuita, de quinta-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h.

Foto: Ayron Dias

A secretária de Turismo, Cláudia Tinoco, esteve presente na inauguração e falou sobre a iniciativa. “É um grande prazer para mim e para toda a equipe do Turismo aldeense contar agora com essa exposição no Museu Regional do Sal. O Frederico fez obras maravilhosas e retratou de forma incrível todas as salinas e cenários da época. Queremos ver o nosso museu sempre cheio, com as melhores atrações e atendendo a população no seu propósito turístico, histórico e cultural”, disse.

Sob o olhar de Frederico Santa Rosa, a exposição exibe fotografias que retratam uma viagem histórica pelas salinas, cenário que compunha e ainda compõe a iconografia da Região dos Lagos. O nome Ouro Branco, como o sal ficou conhecido quando sua produção era o principal indutor da economia regional, sobretudo entre os anos 1960 e 1970, remete à riqueza gerada pela indústria salineira no período.

Fotógrafo há mais de 10 anos, Frederico acredita que o Museu Regional do Sal será muito importante na divulgação de trabalhos documentais da época. “É uma grande alegria para mim apresentar este trabalho que venho desenvolvendo há dez anos. Ter este espaço próprio da cultura salineira na região faz toda a diferença e, para mim, é uma honra dar a minha contribuição aqui no Museu Regional do Sal”, afirmou.

Foto: Ayron Dias

O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, comentou sobre o novo momento do espaço. “Temos trabalhado para que o nosso museu seja um ponto de referência para o turismo e para a cultura na nossa região e, certamente, a magnífica exposição de Frederico Santa Rosa será um marco neste contexto”, destacou.

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h. As visitas mediadas acontecem às quintas e sextas-feiras, às 11h e às 15h, e aos sábados e domingos, às 15h. É necessário agendamento para visitação em grupo.