Search

Museu Regional do Sal recebe abertura da IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos foi palco da abertura da IV Semana Decolonial do Patrimônio de São Pedro da Aldeia, que celebra e valoriza as práticas culturais e a sabedoria das mulheres da região. A programação, que seguirá até o sábado (23/08), reúne exposições, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas, todas com ênfase nas tradições locais e no protagonismo feminino. O encerramento também será realizado no museu. 

Realizado anualmente em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, o evento tem como objetivo valorizar os saberes locais e fortalecer a preservação do patrimônio cultural da cidade. O projeto é organizado pela Coletiva Gecay – formada por mulheres de São Pedro da Aldeia e da Região dos Lagos – desde 2022 e conta com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Turismo e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho. A iniciativa destaca tradições do município, com foco nas práticas que, por muito tempo, foram marginalizadas.

A edição de 2025 busca resgatar e promover os saberes das mulheres de São Pedro da Aldeia, especialmente as artistas e cozinheiras locais. Entre os destaques estão o mapeamento e inventário virtual, a tradicional Feira “Da Terra e do Sal”, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais. A exposição “Mãos da Terra – Mulheres que Nutrem o Território” será um dos pontos altos da programação, evidenciando a contribuição essencial dessas mulheres para a cultura e economia da região.

“Promover eventos e projetos relacionados com a nossa rica cultura regional é uma vocação do Museu Regional do Sal. O primoroso trabalho da Coletiva Gecay, de valorização da mulher aldeense, que nos nutre com a sua culinária tradicional tão representativa, engrandece o museu, que é um instrumento para a preservação do nosso patrimônio cultural regional”, afirmou o diretor do espaço, Alexandre Martins. 

A Semana Decolonial é uma oportunidade de reafirmar o compromisso com a preservação das raízes culturais locais, reconhecendo o protagonismo feminino na construção da identidade de São Pedro da Aldeia. O projeto é fomentado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, através do edital “Territórios em Foco” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui