Search

Museu Regional do Sal recebe visitante de número 3.000 em São Pedro da Aldeia

O sábado (02/09) foi marcado pela visita de número 3.000 no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, em São Pedro da Aldeia. O espaço, que foi inaugurado em 30 de maio às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), já atraiu milhares de turistas e visitantes, nacionais e internacionais, às suas peças históricas e obras de arte que retratam a cultura salineira na Região dos Lagos. A unidade funciona de quinta-feira a domingo, incluindo feriados, das 10h às 18h.

A professora de Língua Portuguesa, Aline Veiga, foi a primeira pessoa a entrar no museu no sábado (02/09), e se tornou a visitante de número 3.000 do espaço. Juntamente com seu esposo, Ivan Pereira, Aline realizou a visita guiada com a contextualização histórica da cultura salineira global e regional. Ao final da visita, Aline, que reside em Rio das Ostras e leciona no município de Casimiro de Abreu, recebeu um kit de escalda-pés como lembrança da Secretaria de Turismo aldeense. 

Após a visitação, Aline ressaltou os pontos que mais gostou no Museu Regional do Sal. “Conhecer o museu foi uma quebra de expectativa. O que aparentava, de imediato, ser uma imersão na cultura local se apresentou de forma mais ampla trazendo uma análise da relação entre o sal e a história da humanidade, as suas concepções em relação às diversas percepções de espiritualidade, bem como uma reflexão acerca das relações estabelecidas na região em virtude da cultura do sal. Outro ponto a ser destacado é a reflexão proposta ao traçar um paralelo do processo de miscigenação do país com a formação da produção de sal local. O guiamento do Alexandre foi impecável e contou com considerações muito pertinentes e interessantes, a equipe muito receptiva. Ficamos muito felizes em poder conhecer um pouco mais sobre a história local”, afirmou.

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre o sucesso de público que o museu vem apresentando em pouco mais de três meses após a inauguração. “O Museu do Sal, bem como o Tour Histórico, a Trilha dos Cardeiros e outros pontos turísticos, é um atrativo de grande valor para o turismo do nosso município, e o reconhecimento de visitantes como a Aline, que se deslocam de outras cidades para nos visitar, é mais uma comprovação de que São Pedro da Aldeia, na atividade turística como nas outras áreas, está cada vez mais forte”, comentou.

O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, também destacou o impacto do espaço na cidade. “O nosso querido Museu do Sal tem surpreendido seus visitantes com uma história que não pode jamais ser esquecida. O turismo de São Pedro da Aldeia, que tem avançado bastante, ganha muito com um museu que conta a história salineira, que é regional”, disse.

Foto: Renan Freitas

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui