Mutirão de combate à obesidade atende mais de 100 aldeenses

Evento da Secretaria de Saúde visa acompanhar as condições nutricionais dos moradores

Os moradores de São Pedro da Aldeia participaram de um mutirão de serviços e orientações para o combate à obesidade promovido pela Secretaria de Saúde. Durante a ação realizada nesta quinta-feira (11), 63 cidadãos tiveram acesso à antropometria (medição de peso e altura) e 111 moradores fizeram exame de glicemia e aferição da pressão arterial, além de receberem orientações nutricionais. Quem participou do evento preencheu também um questionário de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) que tem como objetivo verificar as condições nutricionais da população.

Estudantes da área de saúde da Unopar e Unienf Lagos colaboraram com a equipe da rede municipal no atendimento a quem buscou pelos serviços. A população parabenizou a iniciativa da prefeitura. A Sra. Iolanda Freitas da Silva, do bairro Vinhateiro, elogiou o acolhimento. “Gostei do atendimento e da atenção recebida por todos”, comentou.

De acordo com a nutricionista Lúcia Tânia da Silva, o objetivo da ação foi acompanhar as condições nutricionais dos aldeenses, a partir da verificação dos parâmetros de altura, peso, pressão arterial e os índices glicêmicos, além de esclarecer a população. “A importância do evento é a conscientização sobre a obesidade e diabetes, passando informações que possam ajudá-las a cuidar da saúde como um todo. Verificamos durante o atendimento vários pacientes com alto índice de glicose, mesmo com acompanhamento médico e tomando medicação controlada, indicando que a alimentação pode estar errada. O preenchimento do questionário SISVAN é essencial para que as equipes de saúde possam acompanhar esses pacientes e possam planejar ações que contribuam para o bem estar de todos os aldeenses, prevenindo os problemas advindos da obesidade e da diabetes”, enfatizou a nutricionista.