Mutirão de testes gratuitos de Hepatite C é sucesso em São Pedro da Aldeia

A Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, no Centro de São Pedro da Aldeia, recebeu nesta sexta-feira (26) o mutirão de testes gratuitos de Hepatite C. Realizado com apoio da Prefeitura aldeense, o evento fez 300 testes rápidos em pessoas de diversas idades. A iniciativa foi uma realização do Rotary Club de São Pedro da Aldeia e aconteceu durante todo o dia. No próximo domingo (28) é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Foto: Jefferson Viana

“O Rotary Club Internacional fez uma campanha para a testagem do vírus de Hepatite C em 105 países entre os dias 20 e 28 de julho. Aqui em São Pedro da Aldeia escolhemos essa sexta-feira por se tratar de um dia com bastante movimento e ser uma área central, atraindo um maior número de pessoas. A Hepatite C é uma doença silenciosa e transmissível, precisamos alertar quem tem esse vírus e não sabe. Para a realização desse teste rápido não há definição de idade, qualquer pessoa pode fazer. Preferencialmente, indicamos que pessoas acima de 40 anos façam, pois o vírus é silencioso e se instala no corpo humano até essa idade. Quem tem menos de 40 anos pode fazer para se prevenir”, destacou o presidente do Rotary Club de São Pedro da Aldeia, Henrique Pacanowski.

Foto: Jefferson Viana

A vendedora Luiza Rines fez o teste e falou sobre a ação. “É muito importante que a gente faça a nossa parte com prevenção. Vim fazer o teste pois mesmo não tendo mais de 40 anos quis saber, como é uma doença que pode ser transmitida não custa se cuidar. Espero que tenha outra ação desse tipo, passar conhecimento e orientações para população é extremamente válido”, disse.

Foto: Jefferson Viana

A ação de promoção e prevenção à saúde é uma parceria entre o Rotary Club e a Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, que busca quebrar o silêncio sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus. Em caso de testagem positiva para o vírus, o paciente será encaminhado para o Departamento de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP). A Cruz Vermelha de São Pedro da Aldeia também esteve presente no local realizando aferição de pressão arterial e entregando informativos sobre doação de sangue. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Subsecretaria de Esporte e Lazer.