Search

Nota Oficial

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece a respeito dos eventos relacionados ao episódio de invasão de áreas restritas durante o carnaval 2023 no município.

Informamos que a jornalista Sara Wagner não fez contato com a Coordenadoria de Comunicação para demonstrar interesse na cobertura do evento e solicitar o credenciamento necessário, da mesma forma que outros colegas de profissão fizeram.

Sendo assim, ela invadiu a área restrita de segurança e apoio no domingo (19/02).

Aproveitamos a oportunidade para esclarecer que a jornalista, após a invasão, tentou também acessar o palco principal no momento em que a apresentação da noite estava prestes a começar, mais uma área restrita do evento, cujo acesso era liberado apenas aos artistas, sua produção e o locutor.

É importante ressaltar a reincidência deste comportamento. Na sexta-feira (17/02), ela foi autorizada a entrar na área de segurança do evento, mesmo sem estar credenciada para a cobertura do Carnaval. Contudo, ela quis se dirigir ao palco principal, forçando sua entrada após a equipe não ter permitido o acesso ao palco, assim como o de nenhuma equipe de jornalismo. Em razão deste comportamento, sua entrada na área restrita não foi autorizada no sábado (18/02).

Identificada a invasão no domingo (19/02), a jornalista foi convidada a se retirar após tentar subir ao palco mais uma vez. No entanto, ela não recebeu bem a tentativa de diálogo dos profissionais da Prefeitura e alterou seu comportamento. Diante do desacato às pessoas que pediam sua saída e da tentativa de agressão ao secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, ela foi retirada do local, sem nenhum vínculo desta ação com qualquer motivação transfóbica.

Sobre a narrativa de enforcamento propagada pela jornalista, esclarecemos que está distorcida. Diante do desacato e tentativa de agressão ao secretário de Ordem Pública do município, a jornalista foi imobilizada por um agente da Guarda Municipal com o objetivo de cessar a tentativa de agressão.

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que adotará as medidas cabíveis para provar a verdade dos fatos e reforça seu repúdio a qualquer tipo de discriminação.

O município conta com uma Coordenadoria LGBTQIA+, ligada à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que atua incansavelmente na garantia de direitos, promovendo reuniões com representantes da causa para a discussão de políticas públicas e apoiando a realização de eventos como a Parada LGBTQIA+ de São Pedro da Aldeia e o desfile do bloco “CarnaGay”, que aconteceu no último domingo (19/02) também com apoio da Prefeitura.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui