Novas matrículas serão ofertadas de acordo com resultado de pesquisa popular

A Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia realizou uma pesquisa junto à população sobre o interesse de vaga para Educação Infantil, que atende alunos da creche ao Pré II. O formulário da pesquisa, que teve início no mês de setembro e ficou ativa até 03 de dezembro em endereço eletrônico disponibilizado no site da Prefeitura aldeense, recebeu 481 respostas. O objetivo da ação foi fazer um levantamento da demanda da oferta de vagas nas regiões, além de perceber São Pedro da Aldeia como um todo, desde a Zona Rural, a Zona Urbana e as regiões mais populosas.

De acordo com o secretário da pasta, Alessandro Teixeira Knauft, a pesquisa teve o propósito de fazer o planejamento da Rede de Ensino da Rede Pública para o ano de 2020. “Primeiro, devemos considerar as metas que os municípios precisam cumprir mediante o Plano Nacional e Municipal de Educação. Para cumprir essas metas e organizar a gestão pública, precisamos ter uma percepção dessa demanda e a pesquisa nos norteia nesse sentido”, disse.

Dois parâmetros são utilizados para o levantamento do interesse de vagas para o segmento: a lista de espera da Educação Infantil, que pode ser acompanhada no portal da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e que foi gerada a partir da pré-matrícula para o ano letivo de 2019; e o resultado da pesquisa com a identificação das pessoas que desejam matricular seus filhos na escola pública. A partir desses dados, é que serão buscadas as alternativas para a oferta de vagas no ano de 2020.

O resultado da pesquisa mostra o São João como o bairro de maior procura. No local, a inauguração da sede própria da Escola Municipal Jamila Mota da Silva irá redobrar a capacidade de vagas na pré-escola, atendendo alunos no entorno do bairro em questão, Campo Redondo e das proximidades. Além da Escola M. Jamila, três creches estão em construção nos bairros São João, Porto do Carro e Rua do Fogo, prédios considerados fundamentais para o atendimento da demanda.

Outro bairro que mostrou procura por vagas de Educação Infantil foi a Ponta do Ambrósio. Em 2020, o local vai ganhar uma unidade municipalizada: Vital Brasil. Os estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Carlota Rocha da Silva, também no bairro Ponta do Ambrósio, serão transferidos para o Vital Brasil. Serão disponibilizadas 130 novas vagas para o Ensino Fundamental I. Já na Escola Carlota Rocha serão ofertadas 310 novas vagas de Educação Infantil, da creche III ao Pré II. “Vamos organizar aquela região da Ponta do Ambrósio, que vai repercutir direto nos bairros Baixo Grande, Vinhateiro, Jardim Primavera e até, em parte, no Porto do Carro. Conseguiremos ampliar consideravelmente a oferta de vagas para o 1º segmento e também para Educação Infantil”, destacou o secretário Alessandro.

As unidades escolares do Morro do Milagre, a partir dos dados apresentados na pesquisa, também terão adequações. A Escola Municipal Rubem Arruda Câmara terá aumento na oferta de vagas, assim como a Escola Mz. Adalgiza da Silva Lobo. Além disso, deverão acontecer obras de recuperação em duas salas da Creche Comunitária Dona Chica, o que aumentará o número de vagas em turmas de tempo integral.

Caso haja tempo hábil antes do início do ano letivo, previsto para o dia 05 de fevereiro, será ofertada mais uma sala de aula na Escola Mz. Paulo Roberto Marinho, no bairro São Mateus, e também na Creche Tia Fátima, no Campo Redondo, onde há possibilidade de utilização do espaço.

No bairro Praia Linda, a Escola M. de Educação Infantil Gracinéa Rodrigues de Souza vai receber duas novas turmas de pré-escola, liberando mais vagas na E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta e, assim, atendendo mais estudantes do segundo segmento da comunidade local.

A pesquisa também mostra uma procura maior de vagas para crianças com faixa etária entre um e três anos de idade. De acordo com os pais ou responsáveis que participaram da pesquisa, 11 crianças possuem deficiência comprovadas com laudo.

É importante ressaltar que as respostas não garantem vaga na rede pública municipal de ensino. É necessária a realização de pré-matrícula para o ano letivo de 2020, que acontecerá entre os dias 06 e 10 de janeiro, no endereço eletrônico http://prematricula.pmspa.rj.gov.br/