Os novos conselheiros tutelares de São Pedro da Aldeia foram empossados em uma solenidade na Câmara Municipal, que contou com a presença do vice-prefeito, Mauro Lobo, e outras autoridades. Márcia Amaral, Glaucilene Arantes, conhecida como Tia Glauci, Vitor Chaves e Bete Souza foram eleitos na votação do Conselho Tutelar, em 06 de outubro de 2019. Os conselheiros empossados atuarão no quadriênio 2020-2023.
O vice-prefeito Mauro Lobo parabenizou os novos conselheiros. “Fico emocionado em ver pessoas preocupadas com o futuro das crianças; um grupo eleito pela população e que não foi indicação política. A Prefeitura, o prefeito Cláudio Chumbinho e eu estamos com as portas abertas para todos os conselhos da cidade, para ajudar no que for possível”, comentou.
A solenidade teve início com a composição da mesa que, além do vice-prefeito aldeense, contou com a participação da secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana de Oliveira; o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Rodrigo Ramalho; a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, e o representante da Polícia Militar, sargento J. Marcelo. Em seguida, houve a execução dos Hinos Nacional e Municipal.
Na oportunidade, a presidente do CMDCA, Luciana de Oliveira, agradeceu a todos os parceiros que fizeram parte do processo de eleição do Conselho Tutelar e participaram ativamente do momento. “É com muita alegria que nós estamos reunidos aqui, após uma longa jornada. Não estamos encerrando, mas, sim, iniciando mais uma etapa com os novos conselheiros. O Conselho Tutelar precisa de todos nós e nós também precisamos dele. Contem com o CMDCA, nós não sabemos tudo e estamos aqui para aprender, temos muitos dispositivos e leis para nos ajudar nesse caminho”, declarou.
A assinatura do termo de posse foi feita após uma breve explanação sobre as atribuições do conselheiro tutelar. Os novos conselheiros foram chamados de acordo com a ordem de votação. Sendo Márcia Amaral, a mais votada com 456 votos, seguida por Glaucilene Chaves (292), Vitor Chaves (239), Adriana Amarante (200) e Bete Souza (189).
“Apesar de toda a legislação existente, a gente ainda vê uma sociedade com muita dificuldade de fazer enfrentamentos. Por isso, agradecemos quem está saindo e olhamos para os que estão tomando posse com muito carinho e muita parceria de toda Secretaria de Assistência Social, uma polícia que não só luta pelo fortalecimento de vínculos da família como luta pelo enfrentamento a qualquer tipo de sonegação de direito de qualquer ser humano, mas em especial de crianças e adolescentes”, afirmou a secretária executiva de Assistência Social e Direitos Humanos, Olívia Sá.
A eleição do Conselho Tutelar em São Pedro da Aldeia mobilizou mais de 110 servidores voluntários da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, viabilizando a eleição em 17 locais de votação. Ao todo, foram utilizadas 31 urnas de lona para a votação por meio de cédulas. O voto foi facultativo e aberto para qualquer cidadão maior de 16 anos de idade, eleitor do município. Dos 2.854 votos totalizados, quatro foram votos brancos e 17 nulos. Foram escolhidos cinco conselheiros e cinco suplentes.
Na oportunidade, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro (ACTERJ), Rodrigo Ramalho, agradeceu o convite para participar da cerimônia e afirmou acompanhar de perto o trabalho do antigo colegiado, desde que passou a morar em São Pedro da Aldeia. “Quero parabenizar os companheiros que encerram o ciclo após quatro anos de muita luta e comprometimento; parabéns pelo trabalho desempenhado, que o próximo colegiado seja tão bom quanto este que está saindo”, disse.
A solenidade contou, ainda, com um momento de despedida, em que a ex-conselheira tutelar Walkíria Vieira agradeceu, em nome do antigo colegiado, a todos os órgãos públicos que deram suporte durante os quatro anos de trabalho.
Reeleita conselheira tutelar, Adriana Amarante também discursou em nome dos novos membros do órgão. “Os últimos quatro anos foram os mais difíceis da minha vida e também foram os melhores. Temos pessoas comprometidas e iremos fazer um trabalho maravilhoso; somos conselheiros da população de São Pedro da Aldeia e não só de quem votou em nós”, destacou.