Obras de asfaltamento e urbanização chegam à entrada da Estação

Vias públicas localizadas ao lado da Rodovia RJ-140 estão sendo preparadas para receber pavimentação e rede de drenagem

Localizada em um dos trechos centrais de São Pedro da Aldeia, às margens da Rodovia-RJ140, a entrada do bairro Estação está sendo contemplada com obras de asfaltamento e urbanização. A intervenções no local tiveram início com a execução do meio-fio. O projeto inclui, ainda, a construção de calçadão para pedestres, extensão de rede de drenagem e aplicação revestimento de concreto asfáltico, melhorando as condições de acesso e mobilidade para centenas de moradores e comerciantes.

Foto: Ryu Rodrigues

As obras de pavimentação serão executadas com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), um dos tipos de revestimentos asfálticos mais utilizados nas rodovias brasileiras. Além do asfalto, o trecho também vai ganhar instalação de rede de drenagem, com manilhas de 300mm e de 40mm.

Vias estão recebendo preparação de base e sub-base, além da instalação de meio-fio
Foto: Renato Fulgoni

Acessibilidade

O comerciante Pedro Paulo Freitas é dono de uma barbearia em funcionamento há 17 anos na entrada da Estação. Para ele, as obras vão melhoras as condições de acesso a um dos trechos com maior circulação de automóveis e pedestres do bairro. “Essa obra está sendo muito importante, porque vai minimizar o problema com a poeira e os clientes vão poder chegar com mais tranquilidade. Vai ser ótimo e muito útil para os moradores”, disse.

O comerciante Pedro Paulo acredita que a obra vai trazer benefícios para o bairro
Foto: Ryu Rodrigues

Valdeci dos Santos tem um estabelecimento prestador de serviço de chaveiro há 25 anos na entrada da Estação e relata dificuldades enfrentadas com o chão de terra. “Há mais de 15 anos a gente esperava por essa obra. Era muito difícil a nossa situação aqui, muitos buracos. Toda semana a Prefeitura tinha que fazer manutenção para limpar essa entrada. Agora, com o calçamento, acredito que vai melhorar bastante”, conta.

Trecho da obra é um dos mais movimentados da entrada da cidade
Foto: Ryu Rodrigues

A aposentada Regina Bonfim, de 73 anos, é moradora há mais de 40 anos do local e comemorou a chegada das obras. “Nunca passaram o asfalto na frente da minha casa. A gente tinha que enfrentar muitos buracos, os carros não conseguiram entrar nas casas, era uma lamaceira danada. Agora, está melhorando e agradeço muito ao prefeito Chumbinho por essa obra”, disse.

A moradora Regina Bonfim comemorou a chegada do asfalto em frente à sua casa