Oficiais do PECIM são recebidos em escola municipal no bairro São João

Visita faz parte da implantação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel, recebeu os oficiais de gestão educacional, o Capitão da FAB, José Souza de Carvalho, e o Capitão do Exército, José de Jesus Faria Filho, que serão responsáveis pela administração do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares na E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João. O encontro foi nesta terça-feira (14). Após a oficialização, São Pedro da Aldeia passará a ser a única cidade do Estado a ter duas unidades com a implantação do PECIM.

Imagem: SEMED/SPA

Durante o encontro, Fábio falou da expectativa de mudança que o Programa traz à comunidade escolar. “Quando vejo tanta gente engajada e trabalhando por um bem comum, vejo que a mudança de uma comunidade pode começar por meio de uma escola que incentiva um comportamento diferente aos alunos, pais e profissionais. Consigo enxergar a vontade de todos que estão aqui, em realizar um trabalho que já mostrou sua eficácia na escola Miriam, que vem desempenhando um ensino incrível”, disse.

Acompanhando o prefeito, estavam a secretária de Educação, Sheila Atalla; a subsecretária, Márcia Cristina Siqueira; o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; o chefe de gabinete, Moisés Batista; o oficial de gestão educacional da Marinha, Comandante Novaes; e a diretora da unidade escolar Lucilea Conceição de Souza e sua adjunta, Ivonete Maria de Oliveira.

Imagem: SEMED/SPA

Lucilea falou da grande aceitação da comunidade escolar em relação ao PECIM. “Por entender que a escola terá benefícios na rotina escolar, pois os profissionais atuarão junto à equipe diretiva, de maneira colaborativa com a gestão, sobretudo nas questões de disciplina, a comunidade escolar apoiou a implementação do modelo cívico-militar. Tudo isso, além de proporcionar aos alunos, professores e funcionários um lugar mais seguro com foco na melhoria do ambiente e da convivência escolar”, contou a diretora.

Vale lembrar que além dos dois oficiais de gestão responsáveis em realizar a ligação entre a unidade de ensino e o PECIM, a escola contará com o apoio de um grupo de militares veteranos para a área de monitoria. A medida é interna e recebe o apoio de oficiais com formações que irão auxiliar nas atividades propostas pelo novo modelo de ensino, seguindo o mesmo trabalho realizado na E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães- Cívico-Militar, que completará um ano de implantação do Programa no dia 12 de julho.