Search

Oficina gratuita ensina uso de jogos teatrais e estimula criatividade na Internet

Projeto virtual é uma das iniciativas contempladas pelo inciso III da Lei Aldir Blanc, por meio do Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva. Encerramento será neste sábado (8), às 19h, via Instagram

Os artistas, estudantes, profissionais e amadores amantes das técnicas de improvisação no teatro podem aprender mais sobre o uso desses recursos nas artes cênicas durante a Oficina de Jogos Teatrais. Comandada pela dupla de atores Beatriz Araújo e Bruno Silva, o projeto acontece de forma on-line, com exibição de vídeos pelo Instagram do projeto. Clique AQUI para acessar a página.

De formação livre, a oficina tem como público-alvo atores e não atores, na faixa etária juvenil e adulto. A programação acontece até esta sexta-feira (7), às 19h, via IGTV no Instagram. Já no sábado (8), o encerramento da oficina será marcado por uma live para o esclarecimento de dúvidas e bate-papo ao vivo com os participantes. Todos os vídeos ficarão salvos na página do projeto.

A iniciativa foi uma das contempladas pelo Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, na categoria “Programa de Formação e Incentivo Cultural”, que concedeu benefícios em dinheiro, via inciso III da Lei Aldir Blanc, para projetos promovidos por agentes culturais do município.

Teoria e prática
O conteúdo programático inclui abordagens históricas sobre o teatro, curiosidades diversas, informações sobre a classe artística regional e aplicações de jogos e exercícios em diferentes situações teatrais para serem adaptados em casa, com a ajuda de familiares, amigos e até mesmo virtualmente, por videochamada.

Uso de jogos teatrais é tema da oficina
Foto: Reprodução Instagram

De acordo com a atriz e uma das instrutoras do projeto, Beatriz Araújo, a oficina também é uma oportunidade para o treinamento e a reciclagem dos conhecimentos em jogos de improvisação no teatro. “Até agora, conseguimos trabalhar, entre outras coisas, jogos das Perguntas, Abecedário e do Tempo, que dão ênfase a aspectos importantes, como o raciocínio rápido, a concentração e a memória”, comentou.

Beatriz aborda a história dos jogos teatrais
Foto: Reprodução Instagram

Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva
Aberto em 2020 pela prefeitura, o Edital Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva contemplou 47 projetos distribuídos nos segmentos de Artes Visuais, Carnaval, Dança, Teatro, Música, Literatura, Audiovisual, Cultura Afro, LGBTQIA+ e Produção Cultural – áreas relevantes ao movimento cultural do município, que tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas durante a pandemia do coronavírus.

Viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Edital concedeu prêmios em dinheiro para projetos culturais que se inscreveram e foram contemplados. Como contrapartida, os beneficiários ficam obrigados a garantir a realização de atividades e programações gratuitas, bem como a prestação de contas sobre o uso do benefício.

“Nesta pandemia, nós artistas passamos por um período muito difícil por não podermos realizar nossas atividades. A Lei Aldir Blanc veio como um respiro em um momento tão difícil, além de ser gratificante poder voltar a trabalhar com nosso ofício”, finalizou a artista.

Para mais notícias e informações sobre os projetos fomentados pela Lei Aldir Blanc em São Pedro da Aldeia, acesse a página oficial da Secretaria Adjunta de Cultura no Facebook, em https://www.facebook.com/culturapmspa.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui