Oito escolas municipais ganharão quadras poliesportivas cobertas

As obras estão sendo acompanhadas de perto pelo prefeito Cláudio Chumbinho e o secretário Alessandro Knauft.

O sonho de praticar atividades físicas sem se preocupar se a chuva vai atrapalhar ou não está próximo de virar realidade para alunos de oito unidades escolares da rede municipal de São Pedro da Aldeia. As obras das quadras poliesportivas cobertas estão bastante avançadas e vão atender comunidades dos bairros Retiro, Morro do Milagre, Cruz, Baixo Grande, São João, Boqueirão, Recanto do Sol e Alecrim. As construções, que irão trazer mais conforto e segurança aos estudantes, são frutos da parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Urbanismo e Habitação.

Obras tiveram início após licitação publicada no mês de julho.
Imagem: Ryu Rodrigues

O Prefeito Cláudio Chumbinho explicou que foi montado um caixa especial para a Educação realizar a construção das quadras. Ao visitar a obra da E. M. Rubem Arruda, pontuou a importância da Educação dentro da administração municipal e o seu elo com o esporte.

“É uma forma de incentivar os alunos porque a educação e o esporte estão no começo da vida de uma criança. Ficamos felizes de realizarmos esse sonho ainda na minha gestão. Mesmo em um momento tão difícil como esse de pandemia, não deixamos de realizar obras, não somente na Educação, mas também em diversas outras pastas, como a área de serviços públicos”, destacou o prefeito.

Prefeito e secretário de Educação acompanham as obras.
Imagem: Ryu Rodrigues

Para a E. Mz. Retiro, o sonho vai além de um espaço para os jovens da escola, que costumavam jogar futebol na estrutura antiga. Trata-se do primeiro grande espaço público para práticas esportivas com segurança no bairro, o que beneficiará também os moradores da zona rural.

Quadra da escola Retiro será o primeiro espaço público para práticas de esporte com segurança na zona rural.
Imagem: Ryu Rodrigues

Outra unidade que verá a realidade mudar será a E. M. Francisco Paes. A escola possui quadra, mas devido ao desgaste de uso e do tempo, os alunos estavam praticando as atividades físicas dentro da sala de aula. Além de desconfortável, a alternativa não desenvolvia plenamente as competências físicas e motoras do aluno e comprometia o trabalho do profissional.

Equipe técnica já está desmontando estrutura antiga da escola Francisco Paes.
Imagem: Ryu Rodrigues

Para a E. M. Profª Maria Celeste de Campos, o espaço será fonte de lazer além do esporte. O futuro cenário, que já vem sendo visualizado aos olhos da diretora Veronica Valadão, terá funções que irão agregar inúmeras formas no aprendizado. “Já estamos imaginando o espaço onde serão realizados nossos eventos, oficinas, gincanas, exposição e até mesmo as apresentações das nossas festas tradicionais. Não vemos a hora da entrega dessa construção e do retorno dos nossos alunos, como nos velhos e bons tempos, para que juntos possamos desfrutar desse novo espaço”, comemorou a diretora.

Nova quadra da Maria Celeste garantirá espaço para outras atividades além do esporte.
Imagem: Ryu Rodrigues

As escolas E. M. Antonio Vaz da Silva, E. Mz. Capitão Costa, E. M. Dulce Jotta, E. M. Vidal de Negreiros e E. M. Rubem Arruda já estão recebendo a equipe técnica e realizando ações.