Em 2023, o conforto dos passageiros seguiu como prioridade nas linhas municipais do Sistema de Transporte Coletivo de São Pedro da Aldeia. Desde que a Prefeitura assumiu a prestação direto do serviço em 2022 e reduziu a tarifa para R$ 2,50, a população vem utilizando cada vez mais o serviço, que conta com mais linhas e horários, além de veículos modernos, com ar condicionado e acessibilidade. De janeiro a novembro deste ano, já foram transportados 2.622.511 passageiros, percorrendo 1.166.722 quilômetros.
Com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade no transporte, neste mês de dezembro, o município substituiu dois veículos por ônibus novos, 0 KM, para modernização da frota.
Tendo em vista a melhor experiência do munícipe, a Prefeitura adequou horários e rotas, inclusive nos dias de festividades na cidade. A gestão municipal estuda, ainda, novos ajustes nas linhas municipais para atender às demandas da população.
O gerenciamento dos itinerários é feito pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Diretoria de Transportes. A secretaria fiscaliza o funcionamento do Sistema de Transporte Coletivo Municipal desde o primeiro ônibus a sair do terminal. O acompanhamento também é feito em tempo real via GPS por uma equipe especializada.
Mais de 600 mil passageiros, entre idosos e estudantes, foram transportados de forma gratuita
O comprometimento com adequações de linhas e horários, além do conforto nos veículos, mostrou resultado e o número de passageiros que utilizam as linhas municipais segue aumentando. Outro ponto de destaque é a solução para um antigo problema com os ônibus: o transporte das pessoas que têm direito à gratuidade. Com as novas linhas municipais, cerca de 660 mil passageiros, entre idosos e estudantes, já conseguiram se deslocar pela cidade com segurança e conforto sem pagar nada por isso.
Morador do bairro São João, André Luiz parabenizou a Prefeitura pela qualidade dos ônibus. “Eu me mudei para o bairro há cerca de um ano e nunca fiquei sem ônibus desde então. Consigo, ainda, aproveitar outras linhas que passam perto da minha casa, quando perco o horário do São João. Estou muito satisfeito com os ônibus municipais. O valor da passagem é outro ponto, antes, eu gastava mais do que o dobro para me deslocar e ainda ia no calor. Agora, pago só 2,50 e ainda viajo no ar-condicionado”, comentou.
O pagamento da tarifa pode ser realizado em dinheiro ou com os cartões já aceitos anteriormente.