Urbanização do espaço trará mais conforto e segurança para população aldeense
O cartão postal de São Pedro da Aldeia está recebendo toda estrutura necessária para atender moradores e turistas. Com as obras de urbanização da orla da Praia do Centro, o município ganha um novo espaço para atividades de saúde e lazer. A construção conta com 56% de obra executada e, aproximadamente, 1.300 metros do calçadão já concluídos, do total de 1.550m de extensão.
O prefeito Cláudio Chumbinho acredita que o projeto deixará a entrada de São Pedro da Aldeia mais bonita e valorizada. “Essa orla é um sonho antigo de todos nós, aldeenses, e mais uma grande conquista para o nosso governo. É com muita satisfação que avançamos nessa construção. A população já utilizava esse espaço para caminhadas e, agora, pode fazer isso com mais segurança”, afirma.
A construção da Orla compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação. Antes das obras, o local não contava com nada além da faixa de areia, o que obrigava alguns moradores adeptos da caminhada a andar pelo acostamento da Rodovia. A partir da urbanização da orla, que conta com um calçadão de pavimentação intertravada, os cidadãos terão mais conforto e segurança em seus momentos de lazer.
CONSTRUÇÃO
Segundo o projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação, a orla da Praia do Centro também contará com bancos, postes de iluminação, pergolados, cestas de lixo, rampas de acesso à praia e plantio de árvores, além da pavimentação por meio da colocação de bloquetes coloridos.
A atual fase de construção envolve a escavação e pavimentação do espaço. A colocação do gabião, uma estrutura de contenção mais prática e segura, está na reta final. Para iluminar o calçadão, são instalados postes de aço, de sete metros de altura. Em alguns trechos da orla, os bloquetes coloridos já assentados estão recebendo acabamento.
A próxima etapa de obra envolve a retirada de pedra portuguesa para a colocação do novo pavimento. A orla da Praia do Centro também será palco de uma exposição estática e permanente de uma célula da Aeronave AF-1 “SkyHawk”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense e a Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força Aeronaval.
Foto: Arquivo | ASCOM PMSPA