Orla da Praia do Centro tem mais de 1.000 metros de calçadão concluídos

Orla da Praia do Centro

Urbanização do espaço trará mais conforto e segurança para população aldeense

O cartão postal de São Pedro da Aldeia está recebendo toda estrutura necessária para atender moradores e turistas. Com as obras de urbanização da orla da Praia do Centro, o município ganha um novo espaço para atividades de saúde e lazer. A construção conta com 56% de obra executada e, aproximadamente, 1.300 metros do calçadão já concluídos, do total de 1.550m de extensão.

Urbanização da orla da Praia do Centro compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação
Urbanização da orla compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação
Foto: Jefferson Viana

O prefeito Cláudio Chumbinho acredita que o projeto deixará a entrada de São Pedro da Aldeia mais bonita e valorizada. “Essa orla é um sonho antigo de todos nós, aldeenses, e mais uma grande conquista para o nosso governo. É com muita satisfação que avançamos nessa construção. A população já utilizava esse espaço para caminhadas e, agora, pode fazer isso com mais segurança”, afirma.

Calçadão da orla da Praia do Centro é pavimentado por meio da colocação de bloquetes coloridos
Calçadão pavimentado por meio da colocação de bloquetes coloridos
Foto: Jefferson Viana

A construção da Orla compreende os trechos entre os bairros Centro e Estação. Antes das obras, o local não contava com nada além da faixa de areia, o que obrigava alguns moradores adeptos da caminhada a andar pelo acostamento da Rodovia. A partir da urbanização da orla, que conta com um calçadão de pavimentação intertravada, os cidadãos terão mais conforto e segurança em seus momentos de lazer.

CONSTRUÇÃO

Segundo o projeto elaborado pela Secretaria de Urbanismo e Habitação, a orla da Praia do Centro também contará com bancos, postes de iluminação, pergolados, cestas de lixo, rampas de acesso à praia e plantio de árvores, além da pavimentação por meio da colocação de bloquetes coloridos.

Aproximadamente 1.300 metros do calçadão da Praia do Centro já estão concluídos
Aproximadamente 1.300 metros do calçadão já estão concluídos
Foto: Jefferson Viana

A atual fase de construção envolve a escavação e pavimentação do espaço. A colocação do gabião, uma estrutura de contenção mais prática e segura, está na reta final. Para iluminar o calçadão, são instalados postes de aço, de sete metros de altura. Em alguns trechos da orla, os bloquetes coloridos já assentados estão recebendo acabamento.

A próxima etapa de obra envolve a retirada de pedra portuguesa para a colocação do novo pavimento. A orla da Praia do Centro também será palco de uma exposição estática e permanente de uma célula da Aeronave AF-1 “SkyHawk”, fruto de uma parceria entre a Prefeitura aldeense e a Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força Aeronaval.