A Orquestra Sons da Aldeia (OSA) vivenciou um momento histórico na capital do estado. Pela primeira vez, o conjunto musical aldeense protagonizou uma edição especial do projeto “Boulevard de Portas Abertas”, promovido pelo Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ), um dos mais renomados equipamentos culturais do país. Representando a cidade de São Pedro da Aldeia, a Orquestra apresentou um repertório popular, da bossa nova ao pop internacional, que encantou o público presente. A criação da OSA é uma iniciativa pioneira da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Presente no evento, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, participou como pianista convidado e aproveitou para destacar o momento ímpar vivido pela Orquestra aldeense. “Esse convite para tocarmos no Theatro Municipal do Rio de Janeiro é motivo de orgulho e muita alegria. A Orquestra era um sonho, e, quando apresentamos esse projeto ao prefeito Fábio do Pastel, ele disse uma frase marcante: ‘A gente pode sonhar’. E assim nós fizemos. Hoje, estamos muito felizes com a realização desse projeto e com o apoio que o prefeito tem dado não só à Orquestra, mas também à Secretaria de Cultura. É emocionante ver a evolução da OSA que, em pouco tempo, tem conquistado cada vez mais espaço. A gente fica muito feliz em ver a dedicação dos professores, o empenho do nosso maestro, Jorge Rafael, e o comprometimento dos alunos, que fazem desse projeto um grande sucesso”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Durante a apresentação, o público pôde conhecer parte do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2022 pela Orquestra Sons da Aldeia, graças ao lançamento de editais inéditos voltados à seleção e contratação de músicos instrumentistas da cidade. Além de promover concertos e apresentações em eventos, praças e bairros, a OSA atua na formação técnica e artística dos integrantes, por meio da ministração de aulas de prática instrumental em violino, trombone, clarinete, trompete, saxofone alto, saxofone tenor, flauta transversal e violoncelo.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Regente da Orquestra, o professor de música Jorge Rafael Goes também salientou a representatividade do momento. “Esta é a primeira vez que um projeto musical 100% formado por alunos residentes no município aldeense participa de um evento de tamanha magnitude. É um fato histórico e algo inimaginável para um projeto com apenas dois anos de existência. É difícil expressar em palavras a minha alegria em trazer a música de São Pedro da Aldeia para um dos maiores centros históricos e culturais do Brasil. Foi maravilhoso e nós ficamos muito felizes com o retorno do público, que pediu bis. E isso tudo só foi possível graças aos esforços sem medidas do nosso prefeito Fábio do Pastel e do nosso secretário de Cultura, Thiago Marques, que trabalharam com muito afinco pela causa. Continuaremos nos empenhando para evoluir e representar, com muito carinho e cada vez melhor, o nome da nossa cidade”, destacou.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Representante do setor de Formação de Plateia do TMRJ, Naida Queiroz falou sobre a estreia da OSA no projeto. “É uma emoção muito grande receber a Orquestra Sons da Aldeia no ‘Boulevard de Portas Abertas’ e ter São Pedro da Aldeia pela primeira vez aqui no nosso teatro. Além de consolidar a nossa parceria com o município, a apresentação da Orquestra agrega muito não só ao nosso projeto, mas também aos músicos integrantes, que têm a oportunidade de se apresentarem aqui. Temos tentado ampliar cada vez mais o acesso à cultura e trazer grupos de outros municípios para a gente é sempre gratificante. Parabéns à Prefeitura de São Pedro da Aldeia pela iniciativa e pelo incentivo à formação desse projeto lindo que é a Orquestra”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Na ocasião, os alunos e professores da Orquestra também tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada pelas dependências do imponente prédio histórico, inaugurado em 1909, considerado uma das principais casas de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Durante o tour, os componentes da OSA puderam conhecer detalhes da arquitetura, da ornamentação e a história por trás da construção do Teatro, que acumula mais de 100 anos de serviços prestados à cultura nacional.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Um dos alunos integrantes da OSA, o trompetista Marcos Siqueira falou sobre a emoção em participar da programação. “Para mim é um privilégio estar aqui e poder me apresentar nesse espaço que representa tanto para a cultura brasileira. É uma emoção indescritível fazer parte da Orquestra e alcançar lugares que eu nunca imaginei que pudesse estar. A OSA é um projeto primordial, que tem aberto as portas para músicos da cidade e que tem mostrado para a população que São Pedro da Aldeia tem muitos talentos, desde o mais jovem até a terceira idade, como eu”, brincou.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Moradores do bairro Tijuca há três anos, o casal Luciene e Josemar Santos prestigiou a apresentação. “Costumamos vir ao Teatro Municipal, mas é a primeira vez que assistimos esse projeto do ‘Boulevard de Portas Abertas’ e ficamos maravilhados com a Orquestra. Eu sempre fui apaixonada por música e fiquei muito emocionada com essa iniciativa de São Pedro da Aldeia. O repertório foi maravilhoso e uma das coisas que mais me chamou a atenção foi ver músicos de diferentes gerações tocando juntos, em sintonia e alegria. Estão todos de parabéns”, destacou Luciene, servidora pública.
Foto: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
As professoras Esther Cádimo (violoncelo) e Rebeca Gonçalves (clarinete) comemoraram a oportunidade. “Saber que São Pedro da Aldeia está sendo representada pela Orquestra é muito gratificante. Fico maravilhada por saber que a minha cidade valoriza e dá oportunidade de acesso à música a tantos talentos, que estão tendo visibilidade também fora da cidade”, disse Esther. “Participar do ‘Boulevard de Portas Abertas’ é a coroação do nosso trabalho e para nós, professores, é muito emocionante ver nossos colegas e alunos brilhando nesse dia tão especial, que ficará marcado nas nossas histórias”, complementou Rebeca.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
- Leia mais:
Alunos da Orquestra Sons da Aldeia participam de projeto de extensão universitária da UFRJ.