A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reforçou seu compromisso com a transparência e a modernização dos serviços públicos. Nesta sexta-feira (04/07), a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal aderiu à plataforma do Governo Federal, “Fala.BR”, ampliando o acesso dos cidadãos ao canal de escuta da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. Com a ferramenta, a população poderá registrar demandas de forma online, de maneira prática e segura. A iniciativa é fruto de uma parceria com a Controladoria-geral. A ferramenta está disponível no Portal da Transparência do município. Clique aqui para acessar o Fala.BR.
O secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, destacou o compromisso do prefeito Fábio do Pastel em construir uma gestão cada vez mais participativa, transparente e próxima da população. “Demos mais um importante passo para fortalecer a transparência e o controle social em São Pedro da Aldeia. A Ouvidoria da nossa Guarda Civil Municipal agora está oficialmente integrada ao sistema Fala.BR, a plataforma do Governo Federal que centraliza manifestações dos cidadãos. Tivemos a honra de receber uma capacitação técnica conduzida pela Controladoria-geral do Município, preparando nossa equipe para utilizar o sistema com eficiência e responsabilidade. Estive acompanhado da Ouvidora da GCM, Silveira, que terá papel fundamental nessa nova fase, garantindo que cada demanda recebida seja tratada com o devido cuidado e respeito”, afirmou.
A capacitação técnica contou com a presença da controladora-geral, Danielle Prudente, da subcontroladora, Vivian Machado, e equipe técnica da Controladoria-geral, além da ouvidora da Guarda Civil Municipal, GCM Silveira. A ferramenta já é utilizada atualmente na cidade pela Ouvidoria-geral da Prefeitura. “Isso é um compromisso da gestão municipal, de acordo com a legislação vigente, e visando ofertar uma prestação de serviço ainda melhor aos munícipes e servidores”.
Como acessar o “Fala.BR”
O cidadão que desejar entrar em contato com a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal basta acessar o Portal da Transparência (clique aqui) e clicar na opção “Ouvidoria e Fale Conosco”, em seguida na opção Ouvidoria Fale Conosco (Online), que irá direcionar para o portal do GOV.BR. No botão “Ouvidoria”, é possível fazer sugestões, elogios, reclamações, ou, ainda, registrar uma denúncia.
Conheça a plataforma
Instituída pelo Governo Federal, o “Fala.BR” é uma plataforma integrada de ouvidoria e acesso à informação. A ferramenta do Governo Federal visa incentivar a comunicação entre os cidadãos e o serviço público. A iniciativa atende, também, à Lei de Acesso à Informação (LAI).