Com o objetivo de promover mais avanços no processo de modernização da gestão pública e no fortalecimento da transparência institucional, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos aderiu à plataforma “Fala.BR”. O sistema unificado de ouvidoria facilita o envio de manifestações por parte da população e está disponível no Portal da Transparência do município. Acesse aqui.
Com a adesão ao sistema, os cidadãos aldeenses dispõem de um canal digital seguro e acessível para encaminhar as sugestões, reclamações, elogios e demais demandas à Ouvidoria do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que cuida de equipamentos como o CRAS e o CREAS. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação firmado com a Controladoria-geral da União (CGU) e reafirma o compromisso da administração municipal com os princípios da participação cidadã, da eficiência administrativa e da transparência pública.
A controladora-geral, Danielle Prudente, falou sobre a iniciativa. “A integração da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos à plataforma Fala.BR reforça nosso compromisso com a transparência e com o atendimento humanizado ao munícipe. Acreditamos que ouvir a população é essencial para aprimorar os serviços de assistência e a gestão da pasta. Com esse novo canal, tornamos mais fácil e seguro o envio de sugestões, reclamações, elogios e até mesmo de denúncias; fortalecendo a participação cidadã e a melhoria contínua do nosso trabalho. Parabenizo a secretária Aline Manhães pela adesão e dou boas-vindas à nossa ouvidora do SUAS”, destacou.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Manhães, destaca que a adesão fortalece a relação de transparência entre o cidadão e o Governo Municipal. “A adesão da nossa Secretaria à plataforma Fala.BR do Governo Federal representa um avanço fundamental para a Assistência Social, fortalecendo a transparência, o controle social e a participação cidadã, garantindo que as demandas da população sejam registradas, acompanhadas e respondidas com mais eficiência e responsabilidade. Agradecemos à Controladoria Municipal pela iniciativa e pelo total apoio, essenciais para a concretização deste importante passo”, afirmou.