A Secretaria Municipal de Educação de São Pedro da Aldeia deu mais um passo em direção à modernização da gestão pública e ao fortalecimento da transparência. A pasta passou a integrar a plataforma federal “Fala.BR”, sistema unificado de ouvidoria que facilita o envio de manifestações por parte da população. O sistema está disponível no Portal da Transparência do município e pode ser acessado clicando aqui.
Por meio da adesão, cidadãos aldeenses ganham um canal digital seguro e acessível para apresentar sugestões, reclamações, elogios e demais solicitações diretamente à Ouvidoria da Educação. A medida faz parte de um acordo firmado com a Controladoria-geral e reforça o compromisso do município com uma administração mais participativa e eficiente.
A controladora-geral do município, Danielle Prudente, falou sobre a nova adesão ao sistema. “A rede municipal de educação é ampla, estruturada e esse passo importante visa o fortalecimento tanto dos profissionais da rede através da disponibilização desse canal direto, quanto dos usuários, que giram em torno de 15.000 alunos e seus responsáveis, permitindo que todos possam se comunicar com a alta gestão da SEMED”, disse.
Para a secretária adjunta administrativa de Educação, Beatriz Portilho, a iniciativa representa um avanço na ouvidoria da pasta. “Esse é um avanço significativo na promoção do diálogo com a comunidade escolar e com a população em geral. Esse instrumento fortalece a participação cidadã e contribui para a identificação de falhas, bem como para o reconhecimento de boas práticas Ao permitir que a voz da população chegue de forma direta à gestão, a Ouvidoria auxilia na tomada de decisões mais justas, transparentes e alinhadas às reais necessidades da comunidade, promovendo, assim, a melhoria contínua da educação no município”, afirmou.
Na segunda-feira (07/07), o responsável pela Ouvidoria da Secretaria de Educação, Lucas Nogueira Pinto, e a agente de controle interno da pasta, Priscila Cardoso Bello, acompanhados da secretária adjunta Beatriz Portilho, participaram de uma capacitação técnica com a Controladoria-geral do Município para a utilização do sistema.