Palestra com alunos do bairro Balneário aborda consequências do uso de drogas

Os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipalizada Paineira, no bairro Balneário, em São Pedro da Aldeia, receberam uma palestra do Programa pela Vida sem Drogas (PROVIDE), que abordou as consequências do uso de drogas. A iniciativa faz parte do projeto da Coordenação de Educação Preventiva “Como vai você?”. A coordenadora do setor, Maria Regina Silveira, participou da ação.

Foto: Lílian Souza

A orientadora educacional da unidade escolar, Noêmia Nazaro, falou sobre o momento.  “Tivemos a oportunidade de receber o PROVIDE, que palestrou para duas turmas sobre o projeto desenvolvido com o objetivo de alertar os jovens sobre as consequências do uso das drogas lícitas e ilícitas. O grupo transmitiu a mensagem de uma forma bem real sobre o efeito do álcool no organismo da pessoa, dando exemplos de como fica o fígado do usuário. Os alunos ficaram impactados com o que viram. Esse é um projeto que já acontece há um bom tempo e eles mostraram o quanto os jovens podem valorizar suas vidas desenvolvendo atividades esportivas. Foi uma manhã muito proveitosa”, disse.

Foto: Lílian Souza

Na ocasião, os representantes promoveram uma dinâmica com os alunos fazendo perguntas verdadeiras e falsas sobre a palestra ministrada. “Acreditamos que o trabalho da prevenção, viabilizado através da conscientização da comunidade, é a melhor ferramenta no combate às drogas. O PROVIDE realiza várias iniciativas como eventos esportivos, palestras em escolas e eventos culturais, entre outras atividades”, explicou um dos responsáveis pelo programa, Thiago Dias.

Foto: Lílian Souza

As palestras do PROVIDE já passaram pelas Escolas Municipais Capitão Costa, na Cruz; Retiro, em bairro de mesmo nome; Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João; e Vinhateiro, em bairro de mesmo nome. O programa participou, ainda, do evento destinado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos, atendendo as Escolas Antônio Rodrigues dos Santos, no Porto do Carro; Luiza Terra de Andrade, no Campo Redondo; Francisco Paes de Carvalho Filho, no Boqueirão; e José Guimarães, no Porto da Aldeia.

Foto: Lílian Souza

O Programa pela Vida sem Drogas é uma instituição filantrópica de caráter cristão, que realiza um trabalho social na área da dependência química, atuando na prevenção e tratamento da causa desde 1996.  A equipe técnica é formada por conselheiros, psicólogo, assistente social e colaboradores que atuam em conjunto, tanto no trabalho da prevenção, quanto na recuperação de dependentes químicos.