Search

Palestra ensina aldeenses a elaborarem currículos

Elaboração de currículos é tema de encontro

Elaborar currículos eficientes, como se comportar em uma entrevista de emprego e a importância do network no mercado de trabalho. Esses foram alguns dos temas abordados durante a palestra “Desenvolvendo habilidades”, que reuniu cerca de 20 pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em São Pedro da Aldeia. O encontro buscou incentivar a segurança, autoestima e o potencial de jovens em busca do primeiro emprego e de trabalhadores desempregados. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, faz parte de uma série de ações que visam capacitar esse público para o mercado de trabalho.

Público do CadÚnico aprende a elaborar currículos.
Público aprovou a iniciativa
Foto: Renato Fulgoni

A palestra gratuita, direcionada a pessoas com idade entre 14 e 59 anos, foi ministrada por Solange Guimarães. A orientação profissional ensinou técnicas básicas na criação de currículos modernos, destacando a importância de currículos bem elaborados, as informações que devem ser priorizadas e como esse documento deve ser encaminhado. Os participantes receberam dicas sobre entrevistas de emprego e todo o processo admissional.

Palestra integra série de capacitações.
A palestra faz parte de uma série de capacitações inerentes ao mercado de trabalho
Foto: Renato Fulgoni

Especialista em Gestão Pública e responsável pelo setor financeiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Solange Guimarães comentou a temática abordada no encontro. “O objetivo foi empoderar esse usuário, que faz parte de um público vulnerável, para que ele saiba vender seu trabalho através de um currículo, desenvolvendo habilidades e competências para aumentar a empregabilidade. Também conversamos sobre as fases da procura por um emprego formal e como se preparar para o mercado de trabalho”, disse Solange, que também é professora universitária.

Secretária homenageia palestrante.
Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, entrega certificado à palestrante Solange Guimarães
Foto: Divulgação

Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica com o grupo. A ação enfatizou a importância de criar e manter uma rede de relacionamentos, levando em conta o fato de que muitas contratações são feitas por meio de indicações. “Foi um encontro bastante positivo, o público recebeu muito bem a palestra e até quis que a conversa durasse mais tempo. Nós fizemos um levantamento e 90% avaliou a iniciativa entre ‘ótimo’ e ‘bom’. No próximo encontro, receberemos a Prolagos para apresentação do projeto Pioneiros, voltado ao público de 16 a 18 anos de idade”, comentou a assessora adjunta da Gestão do Suas, Wânia Costa.

Participantes aprovaram a iniciativa.
O encontro reuniu pessoas com idade entre 14 e 59 anos
Foto: Divulgação

A iniciativa visa promover capacitações inerentes ao mercado de trabalho e é voltada a pessoas inscritas no CadÚnico. Para isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos aderiu ao Programa ACESSUAS Trabalho, do Ministério da Cidadania. A previsão é de que o próximo encontro aconteça no dia 26 de março.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui