Dia de feira livre também é dia de conscientização em São Pedro da Aldeia. Nesta sexta-feira (15/08), os visitantes da Feira Municipal participaram de uma ação informativa em prol da campanha “Agosto Lilás”. A iniciativa visa o combate da violência contra a mulher. As equipes das Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Segurança e Ordem Pública apresentaram o trabalho da Rede de Proteção à Mulher no município.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, GCM Rosana Andrade e a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana Oliveira, conduziram as equipes municipais em uma ação de abordagem da população e distribuição de material informativo.


O trabalho foi bem recebido pela população, que apontou a importância de dar luz ao tema de proteção à mulher. O caseiro Paulo César de Araújo é morador do bairro Praia do Sudoeste há mais de 50 anos e parabenizou a ação. “Eu achei ótima, tinha que fazer sempre e as pessoas tinham que entender que é preciso respeito com o próximo. A mulher, para mim, é uma pessoa sagrada. Tem que tratar bem, respeitar e defender sempre”, comentou.

Um relato impactante chamou a atenção dos profissionais. Uma visitante, que preferiu não se identificar, contou a história de sua filha, assistida da Patrulha Maria da Penha de um município próximo, que passou por um casamento abusivo.
“Hoje, minha filha tem 36 anos e vive a própria vida, mas, quando ela tinha uns 30 anos, abriu os olhos para o que estava vivendo com uma visita da Patrulha Maria da Penha na casa dela. O que gostaria de ressaltar e que vale para todos é que não fomos nós da família nem ela que chamou a Patrulha, foram os vizinhos. Nós já tínhamos tentado alertar, mas a minha filha não se enxergava em um relacionamento abusivo. Foi só quando a Patrulha foi na casa dela que ela viu o que até os vizinhos estavam percebendo, que ela teve esse novo olhar. Um dia, em mais um conflito conjugal, de repente alguém tocou a campainha da casa e quando ela foi atender, era a Patrulha Maria da Penha de Rio das Ostras, com uma oficial mulher e um oficial homem, para conversar com ela sobre uma denúncia que tinha sido feita pelos vizinhos. A Guarda feminina tirou ela da residência, levou ela para conversar à parte e o guarda ficou com o rapaz. No momento da visita, ela disse que não tinha nada e recuou, mas isso daí trouxe fruto no futuro, ela ganhou forças para encerrar o relacionamento. Ela guarda o papel da ocorrência até hoje. Foi um divisor de águas, a questão de terceiros terem conseguido enxergar o que ela não estava percebendo dentro de casa.”
A coordenadora da PMP, GCM Rosana Andrade, reforçou a importância da denúncia. “O combate à violência contra a mulher é um papel de todos, mesmo que a situação não esteja acontecendo diretamente com você ou sua família, você pode denunciar. Além do 180, o nosso Whatsapp atende 24h por dia, todos os dias. Recebemos mensagens e ligações, tanto para denúncias como para orientação também. Se ver algum caso no seu bairro, ou na rua, denuncie. Você pode estar salvando uma vida”, destacou.



A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, destacou que o equipamento está de portas abertas para receber as mulheres em situação de violência. “O CEAM tem esse papel, a função primordial de acolher essa mulher, ouvi-la e dar todos os devidos encaminhamentos. Temos uma equipe inteiramente formada por mulheres para dar suporte jurídico, psicológico e atendimento com com a assistente social, além de ter um cantinho especial destinado às crianças com tema lúdico e interativo”, contou.
Como buscar ajuda
O telefone da Patrulha Maria da Penha (22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos meios de contato.
O CEAM Daiana Borges está localizado na Rua Antônio C. Mota, nº 72, Vila São Pedro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

