Pesquisar

Patrulha Maria da Penha intensifica o enfrentamento à violência contra a mulher em São Pedro da Aldeia

Garantir proteção, acolhimento e fortalecer a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. Esse foi o foco das ações desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia ao longo de 2025. O grupamento intensificou as ações de prevenção, proteção e enfrentamento à violência doméstica e familiar, ampliando a segurança e o suporte às mulheres do município. 

Durante o ano, a Patrulha acompanhou 370 mulheres com medidas protetivas, assegurando visitas, orientações e monitoramento contínuo. A atuação integrada também resultou em 21 verificações de denúncias recebidas por meio do Disque 180, fortalecendo a articulação entre os órgãos do sistema de justiça e a rede de proteção.

No atendimento direto às vítimas, foram registradas 212 ocorrências emergenciais, além de um abrigamento emergencial para garantir a integridade física da vítima. A Patrulha Maria da Penha (PMP) também promoveu o acesso aos serviços especializados, com 582 encaminhamentos ao Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges) e três encaminhamentos ao Conselho Tutelar.

Além da atuação operacional, o grupamento também investiu em ações educativas. Em 2025, foram realizadas 43 palestras de conscientização sobre direitos, prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. A PMP também participou de três palestras direcionadas a grupos reflexivos para autores de violência, com o foco em responsabilização, reflexão sobre comportamentos e prevenção de reincidência.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, reforça a importância da participação da sociedade no enfrentamento à violência. “Em 2025, o trabalho do nosso grupamento reafirmou a importância da atuação contínua na proteção das mulheres. Reforço que denunciar é responsabilidade de todos e que cada denúncia salva vidas. Atuamos diariamente, integrados à rede de atendimento, para acolher, orientar e proteger você, mulher”, afirmou.

O contato com a Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia pode ser feito pelo número (22) 99944-6157. O atendimento funciona 24h por dia tanto para mensagens quanto para ligações. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui