Search

Patrulha Maria da Penha leva orientações de combate à violência contra a mulher a alunos do Ciep 146

Grupamento da Guarda Civil Municipal reforça importância de levar ações de conscientização e proteção à mulher em todos os espaços
Foto: Divulgação/SESORP

Dando seguimento às ações de conscientização e combate à violência contra a mulher, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia esteve presente em mais uma unidade escolar da cidade. A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal realizou uma palestra para cerca de 270 alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio do CIEP 146 – Professor Cordelino Teixeira Paulo, no bairro Estação.

Na ocasião, foi proposto diálogo sobre violência contra mulher e suas formas e meios de buscar ajuda. A coordenadora da PMP aldeense, GCM Rosana Andrade, destacou que a pauta precisa ser combatida desde cedo, com a conscientização sobre como pequenas atitudes podem perpetuar ou combater essa realidade. 

“O combate à violência contra a mulher começa com a conscientização e a mudança de atitudes. Levar essa discussão para os jovens é essencial, pois são eles que podem quebrar ciclos de violência e ajudar a construir uma cultura de respeito e igualdade. Quando recebem informação, eles se tornam multiplicadores dessa mensagem, levando o conhecimento para casa, para os amigos e para as redes sociais. A escola, portanto, é um ambiente essencial para essa conversa. Nosso compromisso é fortalecer o conhecimento dos jovens para serem parte ativa dessa mudança, pois acreditamos que um futuro sem violência começa com informação, diálogo e a construção de uma sociedade onde o respeito seja a base de tudo”, reforçou a GCM Rosana Andrade.

Disque Patrulha Maria da Penha

O telefone (22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos os meios de contato.

A Patrulha Maria da Penha de São Pedro da Aldeia participa de diversas ações tanto no setor público, quanto no privado. De acordo com a coordenadora da PMP, o grupamento está disponível para a realização de palestras de conscientização e informação também em espaços religiosos, empresas e instituições. “Estamos à disposição para orientar e informar as pessoas sobre o combate à violência contra a mulher. Essa é uma conversa que precisa acontecer em todos os lugares, pois não é uma pauta distante ou restrita a determinados espaços. Acontece, muitas vezes, próximo a nós e cada um pode fazer a diferença com as informações certas em mãos”, apontou. 

O Disque Patrulha Maria da Penha também orienta sobre como solicitar a presença da Patrulha Maria da Penha em palestras e rodas de conversa. As instituições interessadas também podem entrar em contato direto na sede da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, localizada na Rua Agenor Pimentel de Carvalho, nº 278, no Centro. O atendimento ao público é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui