Pesquisar

Patrulha Maria da Penha participa de capacitação estadual de enfrentamento ao assédio

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia participou da capacitação de sensibilização “Não é Não! Respeite a decisão”, iniciativa voltada à prevenção e ao enfrentamento do assédio durante o Carnaval. O treinamento é promovido pela Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro em parceria com a organização Livre de Assédio. 

Foto: Thamyris Aquino/PMSPA

A capacitação, realizada exclusivamente on-line, é obrigatória conforme o Decreto Estadual nº 49.520. Durante o curso, os agentes aldeenses aprofundaram conhecimentos sobre a prevenção do assédio e da importunação sexual nos espaços públicos e privados, além dos protocolos corretos de atuação diante dessas ocorrências.

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, ressaltou a importância da iniciativa. “Foi uma experiência profundamente transformadora. Saímos desse momento formativo com a compreensão de que essa política pública vai muito além de uma regra ou protocolo, ela é, acima de tudo, sobre respeito. Respeito às decisões e aos limites. O que mais marcou foi a fala de que educar é transformar. Educar para o consentimento é educar para relações mais justas, seguras e humanas. Essa capacitação reforça a importância do empoderamento feminino, ajudando cada mulher a entender que ela tem o direito de dizer não e, mais do que isso, que esse ‘não’ deve ser ouvido e respeitado em qualquer espaço”, afirmou. 

O GCM Ruan Martins refletiu sobre a importância do treinamento. “Este tema é de extrema importância para nós, que lidamos diretamente com mulheres em situação de importunação e outras formas de violência. Diante da proximidade de eventos de grande porte, é fundamental estarmos atualizados quanto às legislações, protocolos de atendimento e formas de prevenção, visando garantir um acolhimento adequado, seguro e eficaz às vítimas”, pontuou. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui