Atenta às atualizações dos dados a respeito da violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia participou do lançamento do Dossiê Mulher 2024. A 19ª edição do evento foi realizada na terça-feira (10/12), no Rio de Janeiro.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha aldeense, Rosana Andrade, compareceu ao evento junto ao subinspetor-geral da GCM, Jesualdo Costa, e comentou a importância de dar luz aos dados divulgados. “Essa é uma iniciativa essencial para compreender e enfrentar as violências que atingem as mulheres do nosso estado. Essas estatísticas reforçam a importância de políticas públicas eficazes e do fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Cada número é um chamado para ações que promovam segurança e dignidade”, afirmou.
Também estiveram presentes as Patrulhas Maria da Penha do Rio, Macaé, Búzios e Cabo Frio.
Painel violentômetro
Durante o lançamento do Dossiê Mulher, foram apresentados dados relevantes como 83% dos feminicídios em 2023 foram por motivo fútil; dos 99 casos, 15 foram testemunhados por filhos. As estatísticas do Instituto de Segurança Pública (ISP) também focaram em dados sobre os autores de violência contra a mulher, as informações foram extraídas dos registros efetuados em todas as delegacias em âmbito estadual e podem ser acessadas no site do ISP. Clique aqui para acessar o Dossiê completo.