Os moradores e contribuintes de São Pedro da Aldeia podem contar com uma ferramenta eficaz para evitar o deslocamento até a Prefeitura e facilitar seu dia a dia: o Pedrinho. O assistente virtual ajuda a solucionar demandas administrativas, incluindo os serviços relacionados à Secretaria Municipal de Fazenda. O servidor público virtual aldeense atende no site oficial (www.pmspa.rj.gov.br) ou nos aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram, no número (22) 99776 0633.
Com o Pedrinho, os cidadãos podem solicitar serviços como segunda via do IPTU, ISS autônomo, acordo de dívida ativa, taxas de serviços e segunda via do alvará para os empreendedores.
O secretário de Fazenda, Renaldo Martins, incentiva a participação dos moradores. “O Pedrinho tem a proposta de facilitar a vida do contribuinte, pois ele pode resolver tudo pelo WhatsApp ou pelo site da Prefeitura. É um avanço tecnológico acima de tudo, afinal, o morador não precisará enfrentar filas para ser atendido ou se deslocar até a Fazenda, ele consegue resolver o que precisa dentro da sua casa”, afirmou.
Com menu intuitivo, o cidadão e/ou contribuinte pode enviar a mensagem por texto ou voz, bem como foto ou PDF, para ser atendido. Além disso, o Pedrinho também oferece opções de tutoriais em vídeo para facilitar as solicitações. É importante destacar que o servidor público virtual desburocratiza e facilita o acesso à população aldeense a diversas informações, como o Portal da Transparência.
Para ter acesso aos serviços, é necessário cadastrar o número de telefone e aceitar o termo de uso que é enviado durante o primeiro contato com o assistente virtual. O Pedrinho apresenta opções de atendimento para o cidadão e/ou contribuinte, fornecedor da Prefeitura e servidor público, além de informações turísticas, dados de saúde e transparência, entre outros.