A população de São Pedro da Aldeia conta com a ajuda de um servidor público virtual na palma da mão, o Pedrinho. Completando um ano neste mês de novembro, o assistente já realizou 196.497 atendimentos nas diversas plataformas disponíveis para acesso via texto, voz ou imagens. O Pedrinho atende no site oficial (www.pmspa.rj.gov.br) ou nos aplicativos de mensagens instantâneas, WhatsApp e Telegram, pelo número (22) 99776 0633.
A demanda mais solicitada foi o IPTU, com informações como solicitação de guias e 2ª via, que ocupa 22,68% dos temas das mensagens. A solicitação de contracheque é o segundo serviço mais solicitado, com 16,61%. Em seguida, vem transparência de pagos, empenhos e liquidados.
O Pedrinho facilita o atendimento recebendo mensagens de texto, voz ou imagem. A iniciativa promove acessibilidade para pessoas com diferentes necessidades. Com a opção de mensagens por imagem, é possível, por exemplo, fazer uma solicitação de IPTU ou de contracheque a partir de uma foto do documento anterior.
Do total de mensagens recebidas, predomina a preferência por texto, com 188.006. Foram enviadas também 5.233 mensagens de voz e 3.258 por imagens. O WhatsApp segue o canal de comunicação mais utilizado pela população, atingindo 117.634 das mensagens. Em seguida, está o chat web, com 59.802, e, por fim, o Telegram com 19.061 mensagens recebidas.
Uma homenagem ao santo padroeiro da cidade, Pedrinho é o assistente virtual que está à disposição do cidadão e/ou contribuinte aldeense, do fornecedor da Prefeitura e servidor público, além de informações turísticas, dados de saúde e transparência, entre outros.
Defesa Civil
O servidor público virtual também facilita a comunicação entre os moradores e os agentes da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, principalmente no registro de ocorrências e na pronta resposta. Basta que o morador envie uma mensagem de texto com “Defesa Civil” para o número indicado e siga as orientações da ferramenta, que apresenta comandos bastante intuitivos. O mesmo vale para informações sobre coleta de lixo ou sobre os horários e linhas de ônibus.
Refis on-line
O Pedrinho também auxilia os contribuintes aldeenses a negociarem dívidas por meio do Refis, o programa de recuperação fiscal da Secretaria de Fazenda. Basta enviar a palavra-chave “acordo” para o assistente e seguir o atendimento. Para mais informações sobre descontos e formas de pagamento, clique aqui.