Pelotões do Projeto Defesinha visitam a sede da Defesa Civil

Os alunos do projeto Defesinha realizaram, nesta quinta-feira (16), uma visita à sede da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, responsável pela realização do projeto. Durante a programação, os pelotões participaram de palestras sobre bullying, autoestima e noções de Defesa Civil, fizeram um plantio no Horto Escola Artesanal e conversaram com o secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, sobre meio ambiente e o trabalho feito no local. Houve, ainda, um delicioso piquenique coletivo. A programação do Defesinha retorna na terça-feira (21), excepcionalmente às 20h, para um encontro no circo.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, fez um balanço do dia.  “Levar os alunos do projeto à sede da Defesa Civil para conversarmos sobre a finalidade, as competências e os objetivos do serviço é uma das nossas prioridades. Aproveitamos para fazer uma visita ao Horto, onde os participantes interagiram com a natureza de diversas formas. Finalizamos a segunda semana com uma surpresa, que foi um sorteio de bolsas de estudo para curso de inglês Uma ação importante para mostrar a preocupação que o Defesinha tem em buscar parcerias que tragam oportunidades para nossas crianças”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

O encontro teve início com as palestras sobre bullying e autoestima. Em seguida, as crianças e adolescentes do projeto conheceram mais sobre o trabalho de prevenção realizado pelo órgão e a importância do serviço durante a conversa sobre noções de Defesa Civil, conduzida pelo coordenador Dothavio.

Foto: Renato Fulgoni

O secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu, apresentou o trabalho realizado no espaço, como os cursos de qualificação profissional que são oferecidos, e conversou com as crianças sobre o meio ambiente. No local, os alunos realizaram o plantio de espécies e acompanharam de perto a produção das mudas. Houve, ainda, um trabalho de adaptação à natureza na trilha do Horto Escola Artesanal, destacando a vegetação e as árvores nativas da região.

Foto: Renato Fulgoni

Encerrando a programação, foi realizado um piquenique coletivo, que contou com o apoio de pais e responsáveis para complemento dos lanches. Após a confraternização, os alunos participaram do sorteio de bolsas de estudos para um curso de idiomas em São Pedro da Aldeia. Aqueles que não foram sorteados ganharam um desconto de 45% nas mensalidades.

Foto: Renato Fulgoni

Direcionadas a crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, as ações do projeto Defesinha são realizadas de terça a quinta-feira, a partir das 7h30. Entre os principais objetivos do projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, estão proporcionar aos participantes atividades de cidadania e promover cultura, integração e inclusão social.