Pelotões do Projeto Defesinha visitam destacamento do Corpo de Bombeiros

A edição 2020 do Projeto Defesinha, promovido pela Defesa Civil aldeense, está chegando ao fim. Para marcar o penúltimo dia de atividades, os pelotões visitaram o Destacamento de Bombeiro Militar 1/18 – São Pedro da Aldeia. No local, os alunos puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Foto: Renato Fulgoni

Na quarta-feira (29), as crianças e adolescentes terão um dia de lazer e recreação na Sede Campestre da Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, de Treinamento, de Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (APIERJ), localizada em Iguaba Grande. O encerramento, com formatura, acontece na quinta-feira (30), às 9h30, na Escola M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães, no bairro Fluminense.

Foto: Renato Fulgoni

O coordenador-geral da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a programação do dia. “Iniciamos a última semana do Projeto Defesinha visitando o Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia, desenvolvendo atividades de civismo e cidadania. A criançada interagiu bastante e curtiu muito as ações no local; tivemos palestras, simulados e o batismo. No final, beneficiamos todos os alunos com mochilas, camisetas e bolsas doadas pela Assist, uma de nossas grandes parceiras”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

As crianças e adolescentes do projeto aldeense acompanharam apresentações sobre os equipamentos, ferramentas e materiais de proteção utilizados pelos militares. Os alunos puderam aprender um pouco mais sobre as viaturas, equipes de trabalho e suas respectivas funções.

Foto: Renato Fulgoni

Houve, ainda, uma simulação de acidente de carro com vítima inconsciente, momento em que os participantes viram de perto como funciona o trabalho do Destacamento, além de uma palestra de primeiros socorros, que contou com a participação de um aluno do Defesinha como voluntário. Os estudantes também passaram pelo tradicional batismo do Corpo de Bombeiros.

Foto: Renato Fulgoni

O projeto educacional da Prefeitura de São Pedro da Aldeia é destaque em toda a região. A iniciativa atende crianças e adolescentes com idade entre 04 e 14 anos, incluindo alunos com necessidades especiais, e conta com o apoio de monitores voluntários.