Search

Período de defeso da Lagoa de Araruama garante qualidade do pescado aldeense

Com o fim do defeso, pescadores de São Pedro da Aldeia voltam a exercer a atividade
No primeiro dia de liberação da pesca, foram capturados mais de 14 toneladas de pescado | Foto: Divulgação/Associação de Pescadores da Baleia
No primeiro dia de liberação da pesca, foram capturados mais de 14 toneladas de pescado | Foto: Divulgação/Associação de Pescadores da Baleia

Os pescadores de São Pedro da Aldeia têm motivos para comemorar. Com o fim dos três meses de defeso da Lagoa de Araruama, o pescado teve seu período de reprodução respeitado e a qualidade dos peixes aumenta. Apenas no primeiro dia de liberação da pesca, foram capturadas mais de 14 toneladas de pescado entre tainha, carapeba e perumbeba, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente.

O responsável pelo Departamento de Pesca, Breno Bento dos Santos, aponta a importância de respeitar o período do defeso na laguna e como os pescadores ganham com isso. “A gente sempre fala sobre a importância do defeso na laguna de Araruama, e desde o início do defeso notamos uma melhora significativa na reprodução das espécies, quantidade e tamanho do pescado. Com isso, são adquiridos melhores valores na comercialização do pescado da lagoa. Auxiliamos os pescadores nos trâmites mais burocráticos para receberem o auxílio neste período, como fazemos todos os anos. A classe pesqueira é muito favorável ao defeso e à proteção da laguna”, destacou.

O presidente da Associação de Pescadores da Baleia, Paulo César Pinheiro, mais conhecido como Azeredo, está animado com a volta das atividades. Pescador há quase 40 anos no município, ele destaca a qualidade do pescado após o defeso. “O defeso é excelente para a lagoa, para poder renovar e permitir o crescimento das espécies. Estamos com boas expectativas para a pesca nesse retorno. O pescado está muito bom, a tainha, a carapeba e perumbeba estão boas, estamos ansiosos”, contou.

Fiscalização

Durante os três meses de defeso, foram realizadas operações em conjunto com outros municípios por toda a lagoa. Ao todo, foram apreendidas 3 redes de aproximadamente 900 metros de malha 40; 1 rede aproximadamente 60 metros malha 30; 2 redes de arrasto de 8mm com aproximadamente 100 metros; 2 tarrafas de 3 metros malha 8 e 2 varas de pescas com molinete com anzol.

O defeso

Este é um período em que fica proibido todo tipo de pesca na Lagoa de Araruama nos municípios de Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio (Canal do Itajuru), Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. O objetivo é a preservação do ecossistema, já que esta é a época do ano em que as espécies costumam se reproduzir. A pesca parou em 1º de agosto e foi retomada esta semana, no dia 31 de outubro.

O defeso da Lagoa de Araruama está previsto na Instrução Normativa Interministerial Nº 02, de 16 de maio de 2013 – MPA/MMA. A suspensão das atividades é realizada para que as espécies possam se reproduzir, sem o risco de serem retiradas da água antes do tempo correto, preservando o ecossistema de toda a laguna.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui