Search

Pescadores da Praia da Baleia participam de programação do “Novembro Azul”

A prevenção ao câncer de próstata foi tema de uma ação descentralizada direcionada aos pescadores da Praia da Baleia, em São Pedro da Aldeia. O evento, em alusão ao “Novembro Azul”, foi realizado na quinta-feira (28/11) pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Saúde, o Grupo de Articulação do Boqueirão e a Associação de Pescadores da Praia da Baleia

A diretora do Departamento de Direitos Humanos, Indiara Falcon, falou sobre a participação da pasta. “É uma grande satisfação participar da ação descentralizada em alusão ao Novembro Azul. Essa iniciativa foi um passo significativo para trazer informações essenciais sobre a saúde masculina, especialmente a respeito do câncer de próstata à comunidade tradicional de pescadores da Baleia. Estas ações são essenciais para garantir que todos tenham acesso a informações cruciais à saúde do homem”, destacou.

A coordenadora do CRAS Palmiro Gomes, Naiara Rios, destacou a importância da iniciativa junto à comunidade tradicional dos pescadores artesanais. “Esta iniciativa visa levar informações essenciais à população de pescadores artesanais, importante comunidade tradicional, destacando o cuidado com a saúde do homem. Novembro Azul é um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata e outras questões da saúde masculina. Por isso, esta ação é fundamental, queremos quebrar tabus e promover um diálogo aberto sobre saúde, encorajando os homens a cuidarem de si mesmos e a realizarem exames preventivos. Além disso, também ofertamos informações e promovemos o acesso aos serviços, programas e projetos no âmbito do SUAS”, explicou.

Já o presidente da Associação de Pescadores da Praia da Baleia, Paulo Cesar Pinheiro, conhecido como Azeredo, ressaltou a importância da iniciativa para a comunidade de pescadores. “É de suma importância para o pescador a conscientização para prevenção ao câncer de próstata, mostrando que ele precisa cuidar da sua saúde e não somente pescar. Quero agradecer a todos que estão participando do evento aqui na Praia da Baleia”, comentou.

Enfermeiro do setor de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Vinícius de Souza Moreira comentou sobre o tema. “Falamos sobre a prevenção ao câncer de próstata, da importância da saúde do homem e tudo o que permeia essa problemática. As informações socializadas aos pescadores deram visibilidade aos serviços existentes no município e acesso à assistência de acordo com as suas necessidades, além de orientá-los para darem continuidade aos cuidados essenciais de saúde”, disse.

Também participaram do evento a coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Fernanda Costa, a equipe do CRAS Palmiro Gomes, com a assistente social Myrian e a servidora Kátia, que compartilharam informações sobre o CadÚnico. A equipe de Atenção Primária em Saúde, a equipe de Promoção em Saúde, o Grupo de Articulação do Boqueirão, representado pela Sra. Sônia, e a Associação de Pescadores da Praia da Baleia, representada pelo presidente Paulo Cesar Pinheiro (Azeredo).

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui