Há um ano, São Pedro da Aldeia celebrava mais um importante passo no trabalho em prol do combate à violência contra a mulher: a inauguração do polo aldeense do Programa Empoderadas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Governo do Estado.
Um encontro especial no CRAS São João, onde as aulas acontecem, celebrou o primeiro aniversário do polo. Estiveram presentes a coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, que colaborou na implementação do polo no município; as professoras Ana Paula Rodrigues Schwengber e Vanessa Dias; as alunas do Programa Empoderadas, a coordenadora do CRAS São João, Olga Sueli, e a equipe da unidade.


O Programa Empoderadas tem como objetivo o empoderamento feminino e o combate à violência contra a mulher. A iniciativa oferece gratuitamente treinamento de técnicas de autodefesa, acolhimento psicológico e orientações jurídicas.


As aulas acontecem no CRAS Aníbal Martins, localizado no bairro Parque Estoril, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, abertas a todas as mulheres a partir de 13 anos.