A partir desta segunda-feira (8), as unidades de saúde da família do Vinhateiro e do bairro São João I realizam atendimentos primários e testagem para os casos suspeitos de Covid-19. A ação visa à descentralização dos serviços disponíveis na Tenda de Triagem, localizada em frente ao pronto-socorro. Com a medida, a população dessas localidades terão maior facilidade na assistência e no combate à doença, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Os atendimentos serão disponibilizados das 8h às 15h.
As unidades irão realizar exames para comprovação da infecção por Covid-19, tanto o teste rápido quanto o swab, de acordo com o tempo dos sintomas de cada paciente, além de medicação para início do tratamento e orientações sobre a doença.
Na unidade do bairro São João I, a triagem será realizada na parte externa do posto. Já no Vinhateiro, uma sala específica foi destinada para os atendimentos. Outras unidades básicas de saúde do município já recebem estruturação dos espaços para adesão à triagem, obedecendo aos protocolos de segurança necessários.
“Começamos com o bairro São João e Vinhateiro pois já possuíam estrutura adequada que mantém a segurança dos pacientes, além de concentrar um grande quantitativo de moradores nas áreas. A descentralização é mais uma estratégia de combate à doença, que visa melhorar os fluxos dos atendimentos no município, oferecendo mais conforto e qualidade para a população”, pontuou a secretária interina de Saúde, Maria Márcia Fontes.
A unidade de saúde da família São João I está localizada na Rua São Jorge, s/n°, e a do Vinhateiro funciona na Travessa Antônio de Araújo Mendonça, s/n°.
Covid-19 em queda
De acordo com a Vigilância em Saúde do município, São Pedro da Aldeia mantém, atualmente, a média semanal de 65% de ocupação dos leitos de Unidade Intermediária (UI). Os casos positivos de coronavírus tiveram queda de 29% na última semana. No total, a taxa de positividade foi de 46% dentre os exames realizados. No entanto, desses, 7,2% não eram de munícipes.
Os dados sobre a Covid-19 são disponibilizados diariamente nos canais oficiais da Prefeitura, priorizando a transparência do combate à doença. Todas as informações, procedimentos e etapas são amplamente informados à população.
O Boletim Coronovírus informa sobre o número de casos registrados, atualizado por bairros, além do quantitativo de casos recuperados, descartados, em análise, óbitos registrados, em investigação e ocupação de leitos.
Já o vacinômetro divulga o número das vacinas contra a doença aplicadas na cidade, por meio da ferramenta disponibilizada no site oficial. São divulgados os números totais de doses recebidas pelo município, o quantitativo de vacinas aplicadas na população, além da listagem dos imunizantes (Sinovac/CoronaVac ou Oxford/Astrazeneca) utilizados e os bairros onde foram distribuídos.