Praia do Sudoeste recebe ação de limpeza do projeto Blue Keepers

Projeto faz parte da plataforma do Pacto Global da ONU no Brasil e conta com parceria da Prefeitura e da Prolagos
Os dados coletados vão integrar um relatório nacional da origem do microlixo nas praias | Fotos: Renan Freitas

A conscientização ambiental e o rastreamento de resíduos nas areias das praias foram alguns dos pontos trabalhados na quarta-feira (29/11) em São Pedro da Aldeia. A Praia do Sudoeste recebeu a ação de limpeza de microlixos do Projeto Blue Keepers. A iniciativa faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil e visa gerar um diagnóstico do caminho percorrido pelo lixo, gerando futuras ações de combate à poluição. A ação foi a primeira no município e conta com parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, e da Prolagos. Os dados coletados vão integrar um relatório nacional da origem do microlixo nas praias.

A coleta dos microlixos foi feita em uma extensão de 100 metros da areia da Praia do Sudoeste, que foi dividida em seções para facilitar a análise aprimorada do local. Em seguida, foi realizada a triagem dos materiais retirados, separando cada tipo de detrito encontrado para classificação, como, por exemplo, vidro, plástico e restos de cigarro, entre outros.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, esteve presente e destacou que ações como esta são de extrema importância para o município. “Receber esta ação do Blue Keepers é muito gratificante e a Prefeitura está à disposição durante todo o período de coleta e o pós. Todos os municípios aqui da região estão juntos, abraçando essa ideia, e a gente está participando com a Praia do Sudoeste, que é emblemática do ponto de vista turístico da cidade, com uma grande movimentação durante finais de semanas e verão. Então esse trabalho vai ser de extrema importância para, futuramente, a gente fazer um trabalho de educação ambiental voltado para a comunidade e para as escolas do município”, comentou.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Prolagos, Aline Araújo, explicou que, após todo o período de coleta, será feito um seminário para avaliar os resultados encontrados nas cidades da região. Para a coordenadora do projeto Blue Keepers, Gabriela Otero, o principal objetivo é possibilitar ações futuras baseadas em dados concretos para combater a poluição nas praias. “O objetivo do projeto é analisar as amostras de cada quadrante e retornar ao mesmo local a cada três meses no período de um ano. Desta forma, será possível realizar um diagnóstico da origem do lixo e como os municípios recebem esse tipo de detrito ao longo das diferentes estações e quais ações o poder público e os comerciantes poderão tomar em conjunto”, apontou Gabriela.

A escolha dos locais de coleta foi feita em encontro com os municípios da região nesta semana na sede da Prolagos.

Conheça o projeto Blue Keepers

O Blue Keepers é um projeto nacional que visa a mobilização de recursos e a inovação tecnológica no combate à poluição do oceano por resíduos sólidos, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema.

Como promotor do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) 14, que tem foco na vida na água, o projeto, criado em 2020, visa a conservação e uso dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.