Prefeito Cláudio Chumbinho acompanha obras de revitalização da Praça do Arruda

O Prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou, na terça-feira (14), as obras de revitalização da Praça do Arruda, no bairro Estação, em São Pedro da Aldeia. O espaço está passando por uma série de melhorias, incluindo a renovação do piso, construção de rampas de acesso, meios-fios, paisagismo e serviços de jardinagem com plantio de mudas ornamentais e frutíferas. Para garantir o lazer das crianças, a área também vai ganhar um parque infantil. Sob o comando da equipe da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, as obras de reforma e manutenção de praças ocorrem periodicamente em toda a cidade.

Acompanhando a obra, o Prefeito Cláudio Chumbinho falou sobre o planejamento de ações do governo e ressaltou a importância do apoio da população. “Com todo o sacrifício e o momento difícil que a nossa cidade e o Estado do Rio de Janeiro têm passado, nós temos trabalhado focados em buscar parcerias para reformar todas as praças. A nossa programação, dentro do governo, é entrar nas áreas mais emergenciais, atendendo aos anseios da nossa população. O nosso planejamento é reformar não só as praças, mas também as escolas municipais e, no ano que vem, começar com as obras de pavimentação nos bairros. Temos trabalhado com muita responsabilidade, mantendo os serviços essenciais funcionando e só temos a agradecer o carinho da população. O nosso desejo é continuar trazendo as obras e investimentos, mas para isso nós precisamos do apoio de cada um, com a contribuição de seus impostos e a conscientização para mantermos a limpeza e a conservação das praças”, disse.

No local, os serviços estão sendo executados por uma equipe formada por 12 funcionários, com auxílio de equipamentos e caminhão de apoio. As obras de reforma geral contemplam a renovação de todos os canteiros, reconstrução de meios-fios, construção de três rampas de acessibilidade, troca de todo o piso, com implantação de pavimento de concreto, capinação, gramado, paisagismo e serviços de jardinagem, com plantio de cerca de 300 mudas ornamentais e algumas plantas frutíferas de diversas espécies, tais como buxinhos, palmeiras fênix, bromélias imperiais, moreias, crótons, alpínia, clorofitos e aspargos reais. Para a etapa de concretagem do piso foram utilizados 17 metros de material, ampliando o espaço de uso comum e oferecendo maior resistência e durabilidade.

De acordo com o secretário de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, Luciano Pinto, o projeto de reforma priorizou a segurança e as condições de acessibilidade para os usuários. “A Praça do Arruda é uma praça antiga, muito frequentada por idosos e crianças, e o Prefeito nos solicitou que fizéssemos uma intervenção, visando adequar os padrões antigos às novas exigências de acessibilidade e segurança. Para essa reforma, nós tivemos o apoio da Secretaria de Urbanismo e a ajuda de diversos setores da sociedade, priorizando o bem-estar da população. Com esse trabalho de mutirão, nós vamos melhorar o acesso à praça, criando novos espaços, um playground, além de implementar toda a parte paisagística, preservando as árvores antigas e mantendo um ar bucólico. Todo o material de concreto, as plantas e os brinquedos empregados na praça são oriundos de medidas compensatórias realizadas pela Secretaria de Ambiente”, destacou.

Visando garantir o lazer para a criançada, a praça também vai ganhar um parque infantil com a instalação de novos brinquedos em madeira. A estrutura para o balanço já foi instalada, uma nova área de recreação também já foi delimitada e receberá ainda colocação de areia branca para oferecer maior segurança e comodidade às crianças. Além da Praça do Arruda, as praças dos bairros Baleia, Poço Fundo, Estação e Centro também já foram beneficiadas com o mutirão de serviços de manutenção e recuperação estrutural. Os trabalhos na Praça do Arruda contaram ainda com o apoio da Guarda Municipal e o acompanhamento do subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, além da supervisão do coordenador de edificações da Secretaria de Ambiente, Rogério Oliveira.

Dona de um estabelecimento comercial situado em frente à Praça do Arruda, a veterinária Roberta Caldas elogiou a iniciativa. “Nós já temos percebido uma grande melhora depois do início dessa revitalização na praça. As crianças puderam voltar a brincar, melhorou também a qualidade de vida porque os próprios moradores estão se sentindo mais seguros. É uma obra que contribui para uma melhoria geral, não só para mim, como comerciante, mas principalmente para os moradores que vivem o dia a dia. Eu acho essa iniciativa superimportante porque esse é um lugar público comunitário, onde os adultos, as crianças e os idosos podem aproveitar. Inclusive eu pretendo vir morar aqui na Estação, pois me apaixonei pelo bairro”, disse.

Moradora há três anos do bairro Estação, a professora Fernanda Moraes também compareceu à praça com o filho Leandro, de sete anos. “Quando vimos a obra iniciando, nós ficamos muito animados com a expectativa de termos um espaço melhor e bem cuidado para as nossas crianças brincarem. A instalação do parquinho vai fazer toda a diferença. Agora com certeza vamos voltar a frequentar mais a praça”, salientou.