Prefeito Cláudio Chumbinho participa de encontro regional com secretário de Estado do Ambiente

O prefeito de São Pedro da Aldeia e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Cláudio Chumbinho, participou de um encontro regional com o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Altineu Côrtes. O evento reuniu prefeitos da Região dos Lagos e da Baixada Litorânea e teve como objetivo apresentar, ao Governo do Estado, as principais demandas da região, entre elas a recuperação ambiental da Lagoa de Araruama. A reunião foi convocada pelo Consórcio Lagos São João e aconteceu na sede campestre da Associação Profissional dos Instrutores de Aprendizagem, Treinamento, Formação e Orientação Profissional do Estado do Rio de Janeiro (Apierj), em Iguaba Grande. O subsecretário estadual do Ambiente, Marcelo Delaroli, também esteve presente.

Atual presidente do CILSJ, o prefeito Claudio Chumbinho ressaltou a importância da revitalização da Lagoa de Araruama. “É um momento muito importante para a recuperação da nossa Lagoa de Araruama. Apresentamos os nossos projetos e estamos com esperanças renovadas do Governo do Estado, realmente, abraçar a nossa Laguna. Essa é uma causa muito importante para toda a região, para a economia e para a nossa população. Quero agradecer o secretário de Estado de Ambiente, Altineu, pela presença na nossa região e a todos os prefeitos que compareceram”, destacou.

Na ocasião, a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Adriana Saad, conduziu uma apresentação sobre as ações já executadas, os avanços obtidos no Saneamento, a importância da finalização do cinturão de proteção contra o despejo de esgoto na Lagoa de Araruama e da dragagem do canal.

“Quero agradecer o prefeito Chumbinho, como presidente do Consórcio, por ter participado desse encontro com todos os prefeitos e a sociedade. Foi uma oportunidade para podermos ouvir o Consórcio e as necessidades de toda a Região dos Lagos. É muito importante saber essas prioridades. O Governador Witzel nos deu a missão de poder ouvir e, principalmente, entregar à Região dos Lagos algumas ações que beneficiem a população”, disse o secretário estadual, Altineu Côrtes.

Além da despoluição e da dragagem da Lagoa, a pauta da reunião de trabalho entre os prefeitos e o secretário de Estado incluiu, ainda, o desassoreamento do Canal do Itajuru, já realizado, e a possibilidade da abertura de um segundo canal; a análise minuciosa, por parte do secretário, do contrato da concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto; a recuperação da Lagoa Imboassica, entre outros temas relacionados ao setor.

Também estiveram presentes no encontro o prefeito de Cabo Frio e vice-presidente do Consórcio, Adriano Moreno, a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho, os prefeitos de Iguaba Grande, Vantoil Martins, e Silva Jardim, Jaime Figueiredo, o secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eronildes Bezerra, além de secretários e representantes dos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Macaé, Rio das Ostras, Saquarema e Silva Jardim.