Prefeito Cláudio Chumbinho recebe presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira

Voluntariado de São Pedro da Aldeia é destaque nacional

O trabalho realizado em São Pedro da Aldeia pelos voluntários da Cruz Vermelha Brasileira (CVB) está sendo destaque no cenário nacional. Como forma de reconhecimento às ações promovidas pela filial aldeense neste cenário de pandemia do coronavírus, uma comitiva da instituição, com representação nacional e estadual, visitou o município nesta quinta-feira (28/05). O presidente nacional da Cruz Vermelha Brasileira, Julio Cals, foi recebido pelo prefeito Cláudio Chumbinho.

Foto: Renato Fulgoni

A unidade de São Pedro da Aldeia foi uma das três filiais do estado do Rio de Janeiro escolhidas para visita da comitiva. Ao todo, a Cruz Vermelha Brasileira conta com 21 filiais e 60 mil voluntários.

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito Cláudio Chumbinho
Foto: Renato Fulgoni

Na oportunidade, o prefeito Cláudio Chumbinho recebeu do presidente nacional da CVB um pin de voluntário honorário da instituição, homenagem que também recebeu da filial municipal.  “É com muita satisfação e alegria que a gente vê os voluntários de São Pedro da Aldeia serem reconhecidos dessa forma, a nível nacional. A Cruz Vermelha está fazendo um trabalho muito bonito aqui, é uma atuação excelente que vem desde antes da pandemia. Nós só temos que agradecer a parceria e parabenizar a todos”, declara.

Representantes da Cruz Vermelha se reúnem com prefeito aldeense.
Foto: Renato Fulgoni

Atualmente, a filial aldeense da CVB direciona seus esforços à força-tarefa montada em prol do serviço social durante a pandemia do coronavírus. Os voluntários estão atuando em um endereço temporário, no centro da cidade, onde atendem famílias em situação de vulnerabilidade e auxiliam com a entrega de cestas básicas, de acordo com as prioridades determinadas pela instituição. O local também recebe doação de alimentos não perecíveis e materiais de limpeza e higiene pessoal.

Foto: Renato Fulgoni

O presidente nacional da CVB, Julio Cals, conta que decidiu visitar São Pedro da Aldeia para estar mais perto dos voluntários da cidade e para agradecer, pessoalmente, o apoio que o poder público tem dado à maior instituição de ajuda humanitária do mundo. “Esse trabalho que é feito aqui em São Pedro da Aldeia é um trabalho que deve servir de exemplo para outras filiais. É um orgulho para a Cruz Vermelha no Brasil ter uma filial tão atuante e tão competente”, afirma Julio, que também acompanhou o trabalho realizado na sede temporária da CVB aldeense.

Foto: Renato Fulgoni

O presidente municipal da CVB, Victor Marcelo Santos, acredita que a parceria entre a filial aldeense e o poder público facilita o trabalho realizado pela instituição no município. “Temos uma aceitação muito boa por parte do poder público, dos empresários e da população. Hoje, temos um quadro de 119 voluntários, alguns, dentro do grupo de risco, estão trabalhando remotamente e outros estão na linha de frente, atuando diretamente para poder amenizar esse cenário”, explica.

O encontro contou com a participação dos secretários municipais de Governo, Eronildes Bezerra, e de Desenvolvimento Econômico, Jayme Gomes, que também é o vice-presidente da instituição municipal; o secretário-geral da filial aldeense, Rodrigo Sant’Anna Tetê; o secretário-geral da CVB nacional, Ricardo Braz, do presidente estadual da CVB-RJ, Saulo Esteves, e do secretário-geral da CVB-RJ, Carlos Henrique Barreto.