Prefeito Cláudio Chumbinho se reúne com representantes regionais da pesca

O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Cláudio Chumbinho, recebeu ,em seu gabinete, representantes da pesca dos municípios de São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande e Cabo Frio. Com a presença da secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, o subsecretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Sotto Maior, o vereador de Iguaba Grande, Leandro Coutinho e os presidentes da colônias municipais. A reunião teve como objetivo discutir temas como o ordenamento pesqueiro, melhorias do defeso e apoio a fiscalização ambiental.

“Desde que assumi a Prefeitura tive a iniciativa de criar a secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, para que pudéssemos cuidar da nossa Lagoa de Araruama, que é uma das maiores riquezas do nossos município. Pensando nesse objetivo, estamos fazendo parcerias com os governos Estadual e Federal, para que a Lagoa volte ter as águas claras e produtivas. Nossas ações e a fiscalização vem dando resultados em São Pedro da Aldeia. Meu objetivo é ajudar a toda  classe pesqueira, fazendo trabalho educativo, para que os pescadores saibam que existem leis que precisam ser cumpridas. Como Presidente do Consórcio Lagos São João, contamos com apoio de todos os municípios banhados pela Lagoa de Araruama, para que possamos trabalhar em conjunto”, afirmou o Prefeito Cláudio Chumbinho.

De acordo com a secretária de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, a reunião foi solicitada pelos pescadores para discussão de temas relativos a pesca e a Lagoa de Araruama.

“A reunião entre os representantes e o Prefeito Cláudio Chumbinho foi uma solicitação dos próprios pescadores dos municípios de São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Iguaba Grande e Araruama. Eles vieram  prestar apoio a prefeitura, em relação a continuidade do ordenamento pesqueiro, fiscalização ambiental e defeso. Os resultados apresentaram uma melhora notória na qualidade de vida e na produtividade dos pescadores”, afirmou Adriana.

Destacando o crescimento pesqueiro e as melhorias na Lagoa de Araruama, um dos representantes da Associação de Pescadores da Baleia, Azeredo, abordou os benefícios do defeso.

“Após o defeso pudemos perceber melhoria no crescimento dos peixes e na quantia da pesca. Estamos pescado tainhas com um tamanho que não existia há 10 anos. A lagoa está sendo repovoada, isso é fruto do defeso e de uma luta que travamos desde 1997. Não podemos retornar para uma pesca predatória, devemos continuar apoiando uma fiscalização correta e ativa”, afirmou.

A reunião contou com a presença de pescadores dos bairros Balneário, Baixo Grande, Porto da Aldeia, Baleia e dos municípios vizinhos. A presidente da colônia Z28, de Araruama, Nadrijane Santos, também expressou apoio a São Pedro da Aldeia.

“A partir do mês de maio estaremos implementando a fiscalização efetiva em Araruama, em parceria com a guarda municipal e a secretaria de Meio Ambiente. São Pedro da Aldeia está de parabéns pela iniciativa do defeso e do ordenamento pesqueiro, estaremos juntos dando todo o apoio possível”, afirmou Nadrijane.

Segundo o Diretor de Pesca de Iguaba Grande e Presidente da Colônia de Pesca Z1, Cícero Vanderley, a luta pela Lagoa de Araruama é de todos os municípios banhados por ela.

“As melhorias que estão ocorrendo em São Pedro da Aldeia são boas para todos os municípios. Estamos à disposição para ajudar das formas possíveis”, contou.

Abordando a manutenção e continuidade dos trabalhos pesqueiros na Lagoa de Araruama, o Presidente da Colônia Z4, de Cabo Frio, Alexandre Marques, destacou a importância da fiscalização para a Lagoa.

“As ações ambientais realizadas por São Pedro da Aldeia, na Lagoa de Araruama, foram enviadas para o Controle de Fiscaliação, em Brasília. Para obtermos mais melhorias precisamos trabalhar juntos com todos os municípios. São Pedro da Aldeia tem que dar continuidade ao ordenamento pesqueiro, Cabo Frio está disposto a ajudar na Lagoa de Araruama. Vamos lutar pela fiscalização e para a manutenção da sustentabilidade da Lagoa”, disse Alexandre.