Prefeito Cláudio Chumbinho se reúne com subsecretário Extraordinário de Representação do Governo Estadual

O prefeito Cláudio Chumbinho se reuniu, nesta quinta-feira (09), com o subsecretário Extraordinário de Representação do Governo do Rio de Janeiro em Brasília, Simão Sessim. O encontro aconteceu na sede do poder executivo de Armação dos Búzios e contou, ainda, com a presença dos prefeitos André Granado, Adriano Moreno e Renatinho Viana, gestores dos municípios de Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, respectivamente. O encontro teve o objetivo de repassar ao subsecretário estadual as demandas municipais que necessitam de resolução junto ao Governo do Estado.

Durante o encontro foram discutidos projetos e demandas acerca da Segurança Pública, Saúde, Turismo, revitalização da Lagoa de Araruama, Departamento de Estradas e Rodagens (DER-RJ) e rodovias estaduais, entre outros temas. Cada prefeito informou diretamente ao subsecretário a realidade de seu município. Na ocasião, também foram repassadas demandas de interesse regional.

O prefeito Cláudio Chumbinho destacou a importância do relacionamento entre os governos.

“O Simão Sessim esteve conosco com o objetivo de ouvir as demandas de São Pedro da Aldeia e dos demais prefeitos da Região dos Lagos. Passamos as necessidades que temos nas cidades e elas serão encaminhadas ao Governo Estadual. Além das particularidades do nosso município, os quatro prefeitos se reuniram para encaminhar demandas regionais, que têm impacto para toda a população. Em relação a São Pedro da Aldeia, pude falar sobre a manutenção das rodovias estaduais 106 e 140, a dragagem da Lagoa de Araruama, a liberação das parcelas do convênio do ‘Somando Forças’, entre outros pedidos. É importante que os municípios estreitem a relação com as demais esferas governamentais”, disse o prefeito.

Confira abaixo as principais solicitações de interesse regional abordadas:

Saúde:
– Reabertura e regionalização do Hospital da Criança. Os prefeitos propuseram que o Estado assuma a gestão ou que a mesma seja cofinanciada.

–  Aumento da oferta de leitos de UTI para atendimentos adultos e pediátricos.

– Reabertura da Clínica de Neonatologia e Pediatria (CLIPEL). A unidade tem convênio com o Estado.

ViaLagos:
– Os prefeitos solicitaram que seja realizada a ampliação na ViaLagos, levando a extensão até o município de Arraial do Cabo e o segundo distrito de Cabo Frio, Tamoios. Os gestores oficializaram um documento que será entregue ao Governo Estadual. Os prefeitos justificaram o pedido apontando a consequente diminuição de fluxo e passagem da manutenção das rodovias para a concessionária.

Segurança Pública:
– O 25º Batalhão de Polícia Militar foi um dos assuntos abordados, os prefeitos sinalizaram o efetivo atual e classificaram como insuficiente. Os gestores citaram que, além da população de sete municípios, a região recebe uma população flutuante de mais de 2 milhões de pessoas.

Lagoa de Araruama:
– Dragagem da Lagoa de Araruama.
– A abertura de um segundo canal.

Asfalto:

– Construção de uma usina de asfalto na Região dos Lagos. Os prefeitos sinalizaram que atualmente só existem usinas particulares.