Prefeitura abre inscrições para cursos do Pronatec nesta terça-feira (17)

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), vai abrir inscrições para cursos gratuitos de Salgadeiro, Padeiro e Cozinheiro, a partir da próxima terça-feira (17). O atendimento aos candidatos será feito na sede do Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Como pré-requisito, o interessado deve ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CADÚnico) do Governo Federal. No ato da inscrição, é necessário apresentar documentação pessoal e número do NIS.

De acordo com o secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, os cursos profissionalizantes vão atender a uma demanda de mercado crescente – a do setor de gastronomia. “Neste momento em que observamos uma realidade de desemprego, estamos recebendo três cursos do Pronatec, possibilitando ao nosso munícipe, dentro do público-alvo, uma alternativa de trabalho e renda. Esta é uma oportunidade excelente, principalmente por ser na área de alimentação. Hoje, o mercado de trabalho tem sido grande para linhas de restaurante e estabelecimentos do ramo alimentício. Outra alternativa muito procurada para a geração de renda tem sido através da produção própria, como salgadeiros e panificadores, que são negócios em crescimento na região”, destacou.

Para os cursos de Padeiro e Cozinheiro, os candidatos devem possuir 18 anos completos. Já para o curso de Salgadeiro, a faixa etária é de 16 anos. No ato da inscrição, o candidato menor de idade deve apresentar ainda os documentos de identidade e CPF do responsável. Além do número do NIS, os interessados devem apresentar original e cópia da carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

O início dos cursos está previsto para o mês de maio. Ao todo, serão destinadas 25 vagas por turma, nos períodos da manhã (Salgadeiro), tarde (Padeiro) e noite (Cozinheiro). As aulas acontecerão na sede do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Pedro da Aldeia – a unidade de ensino profissionalizante da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Os alunos também receberão uma ajuda de custo. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sagat.cursos@gmail.com.