Prefeitura aldeense abre inscrições para o Programa “Negócio Certo Rural”

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ), abriu inscrições para o Programa “Negócio Certo Rural”. Voltado aos pequenos produtores rurais aldeenses, a iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação do trabalhador, tendo como foco o empreendedorismo. Os encontros acontecerão no Horto Escola Artesanal, no bairro Balneário das Conchas, com previsão de início para a primeira quinzena de outubro. Ao todo, são disponibilizadas 30 vagas. Para se inscrever, os interessados devem apresentar cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência. A idade mínima é de 18 anos.

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu falou sobre a oportunidade destinada aos pequenos produtores da cidade. “O curso é voltado à administração da propriedade rural, incluindo noções básicas de controle de caixa, controle de produção, questões legais e estudo de mercado, dentre outros princípios de gestão na área rural. É uma oportunidade muito interessante porque os participantes poderão aplicar todo o conhecimento na sua própria unidade produtiva, permitindo uma maior organização e controle de resultados. Como última etapa do curso, será realizado um exercício prático, com consultoria técnica e visita à uma propriedade rural. Essa é mais uma parceria que estamos firmando para a capacitação dos nossos produtores, com o objetivo de desenvolver o agronegócio e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais aldeenses e suas famílias”, disse.

A partir de ferramentas simples de gestão, o Programa “Negócio Certo Rural” estimula os pequenos produtores a desenvolver e administrar melhor as suas propriedades rurais, inovando seus produtos e serviços, além de auxiliar a implementação de novos projetos e o aprimoramento de negócios já existentes. Dividida em etapas, a capacitação tem carga horária total de 45 horas, com encontros semanais. Vale lembrar que o curso não oferece ajuda de custo.

Ao longo dos encontros, os participantes receberão treinamento especializado em módulos como diagnóstico da propriedade; identificação e descrição do negócio; verificação da viabilidade econômica; organização e administração; e relacionamento com o mercado. O conteúdo programático inclui ainda atividades práticas e a elaboração de um Plano de Negócio. Ao final, os participantes também receberão certificado. As inscrições são feitas diretamente no Horto Escola Artesanal, localizado na Rodovia Amaral, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.