Prefeitura aldeense adere ferramenta para auditar licitações

O robô Alice utiliza a inteligência artificial para a análise automatizada de Editais de Licitação; ferramenta é desenvolvida pela Controladoria-geral da União

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu mais um importante passo em seu compromisso com a transparência dos dados e lisura nas contratações públicas. A Controladoria Geral do Município em conjunto com a Secretaria de Licitações e Contratos e Convênios, aderiram no mês de junho de 2024 à ferramenta de inteligência artificial Alice (Analisador de Licitações, Contratos e Editais). Com isso, o Governo Municipal dispõe de uma tecnologia que realiza auditorias preventivas e emite alertas sobre licitações com suspeitas de irregularidades.

A busca pela transparência e eficiência nas contratações públicas são prioridades do Governo Municipal desde o início da gestão do prefeito Fábio do Pastel. Em maio de 2021, antes mesmo da obrigatoriedade da nova Lei de Licitações, o município iniciou a realização de pregões eletrônicos através do site Compras.gov.br, de administração do Governo Federal, sendo vanguardista em tal implemento nos municípios da região dos lagos.

Agora, a adesão ao robô Alice busca aprimorar a atuação de forma preventiva e tempestiva nos processos licitatórios em São Pedro da Aldeia no que tange a quaisquer irregularidades. A ferramenta realiza a análise a partir dos dados do Portal de Compras do Governo Federal (Compras.gov.br), do Portal de Compras do Banco do Brasil (Licitações-e) e do Portal de Compras da Caixa Econômica Federal (Licitações Caixa), além das dispensas e inexigibilidades publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Na foto, Daniella Cruz e Felipe Novaes, pregoeiros; a controladora-geral do município, Danielle Prudente e a secretária de Licitações, Contratos e Convênios, Vivian Lobo. Foto: Thamyris Aquino

Primeiro, a Alice coleta os dados para, em seguida, fazer a análise automatizada destas informações e comunicar os resultados aos municípios participantes. Por fim, realiza auditorias com o objetivo de agregar valor para gestão pública e se tornar uma ferramenta eficiente no processo de fraudes.

A controladora geral do município, Danielle Prudente, celebra a adesão. “A adesão do município a essa ferramenta do governo federal fortalecerá ainda mais os controles já realizados dos pregões eletrônicos garantindo o maior monitoramento dessas licitações por meio da inteligência artificial, pois seremos notificados pelo robô ao detectar qualquer possibilidade de fraude. Isso só ratifica nosso compromisso de transparência, de legalidade e de lisura nas contratações públicas. Com isso, temos maior resultado, economicidade, competição e concorrência nas licitações”, afirmou.

De acordo com a secretária de Licitações, Contratos e Convênios, Vivian Lobo, a implementação desse sistema de inteligência artificial transformará positivamente o processo de análise de licitações, tornando-o mais rápido, transparente e eficiente. “O sistema Alice permitirá processar grandes volumes de dados em um curto período de tempo, o que acelera a verificação das licitações. Além disso, ele fornece relatórios detalhados e auditáveis sobre o processo, promovendo maior transparência e possibilidade de controle pelos órgãos fiscalizadores. A Secretaria de Licitações conta com pregoeiros e agente de contratação efetivos, com mais de dez anos de experiência, o que já nos garante um certame bastante seguro e com soluções assertivas. A automatização desse processo minimiza ainda mais a possibilidade de erros humanos, garantindo que todas as etapas sejam realizadas de acordo com os critérios estabelecidos, em conformidade com as leis e regulamentos vigentes, mitigando riscos de não conformidade. O nosso compromisso sempre será com o aperfeiçoamento e lisura dos procedimentos de contratação”, explicou.